Topo

Ellen DeGeneres será a apresentadora da cerimônia do Oscar em 2014

A comediante Ellen Degeneres em première da série "Arrested Development" - Kevin Winter/Getty Images
A comediante Ellen Degeneres em première da série "Arrested Development" Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

02/08/2013 12h17

A norte-americana Ellen DeGeneres será a apresentadora da cerimônia de entrega do Oscar no ano que vem.

Ellen postou a informação em seu Twitter oficial nesta sexta-feira (2). Será a segunda vez que a apresentadora do "The Ellen DeGeneres Show" cumpre essa função: em 2007, ela apresentou a 79º cerimônia.

"É oficial: eu vou apresentar o #Oscar! Gostaria de agradecer à Academia, minha esposa Portia e, nossa, lá vai a orquestra", escreveu ela.

O perfil oficial da Academia chegou a retuitar o post de Ellen.

Principal evento da temporada anual de premiações do cinema, a cerimônia deste ano será no dia 2 de março, uma semana mais tarde do que o normal, para que não coincida com os Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia em fevereiro.

"Há poucas estrelas hoje que têm o dom de Ellen para a comédia, com seu calor e humanidade", disseram os produtores do evento, Craig Zadan e Neil Meron, em comunicado oficial. "Ela é querida em todos os lugares e esperamos que o público no Dolby Theatre [onde a cerimônia ocorrerá] e nas casas ao redor do mundo estejam animados com essa notícia como nós estamos."

A recém designada presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, disse que Ellen é "a apresentadora ideal" para a premiação do próximo ano. "Vamos fazer um espetáculo atrativo, encantador e divertido", assegurou.

Ellen chegou a receber uma nomeação ao Emmy em 2007 por sua apresentação da cerimônia do Oscar na categoria Performance Individual Notável num Programa de Variedades ou Música. O "The Ellen DeGeneres Show," ganhou um total de 45 Daytime Emmys em suas 10 temporadas.

Os monólogos humorísticos foram a primeira incursão de Degeneres no mundo dos espetáculos, atividade que lhe garantiu o título de "pessoa mais divertida dos EUA" no início da década de 1980 em uma competição promovida pelo canal a cabo Showtime.

A fama bateu a sua porta em 1994 como protagonista da série da rede ABC "These Friends of Mine", depois rebatizada para "Ellen". O programa fez história na televisão em 1997 quando sua personagem se revelou lésbica em um capítulo e a atriz acrescentou que também era.

Essa dupla "saída do armário" em um programa de grande audiência fez com que milhares de homossexuais a parabenizassem e o capítulo foi visto em 58% dos 97 milhões de lares do país, mas também rendeu a Degeneres raivosos ataques que chegaram a chamá-la de "Ellen Degenerada".

Recentemente foi anunciado que Degeneres emprestará novamente a sua voz ao personagem Dory na sequencia de "Procurando Nemo", intitulada "Procurando Dory", que chegará às salas de cinema em novembro de 2015.

Outros apresentadores cotados
O criador da série "Family Guy", Seth MacFarlane, foi o apresentador do Oscar 2013 e chegou a ser cotado para voltar a apresentar a cerimônia do Oscar em 2014, segundo o site Just Jared. Uma fonte afirmou para o veículo que MacFarlane não estava "certo se irá em frente e fazer isto, mas decidirá nas próximas semanas".

Tina Fey também chegou a ser cotada, mas foi categórica ao se posicionar sobre o assunto: "De jeito nenhum", disse ela ao site HuffingtonPost.com.

* Com informações da agência EFE