Topo

No papel de Dona Nenê há 13 anos, Marieta Severo vive oposto em "Vendo ou Alugo"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/08/2013 16h04

Há 13 anos no papel de Dona Nenê, personagem marcante da série "A Grande Família", da Globo, Marieta Severo agora coloca de lado a dona de casa para viver o oposto no filme "Vendo ou Alugo", dirigido por Betse de Paula e que estreia nacionalmente na próxima sexta-feira (9).

No longa, Marieta é Maria Alice, uma avó sem preconceitos e tabus --ela traduz um manual de armas para bandidos, fuma maconha e tem um negócio de doces para eventos eróticos. "De cara, quando recebi o roteiro, vi que tinha um material interessantíssimo, um olhar vesgo sobre os cariocas. A Maria Alice é uma dondoca falida, arruinada, encantada com a vida. Não tem o menor sentido de responsabilidade, com um comportamento altamente condenável", comentou a atriz, nesta segunda-feira (5), em entrevista no Rio de Janeiro.

Ganhador de 12 prêmios do festival Cine PE, em maio deste ano, a comédia tem como pano de fundo questões atuais da cidade do Rio de Janeiro, como a pacificação das favelas e a especulação imobiliária. O roteiro retrata uma família em decadência com quatro gerações de mulheres. Maria Alice (Marieta) terá que convencer a mãe (Nathália TImberg), a filha (Silvia Buarque) e a neta (Bia Morgana) de que só há uma solução para escaparem da falência: tentar vender a casa antes que ela vá a leilão.

Na definição da produtora Mariza Leão, o filme é "o mais politicamente incorreto feito recentemente". Para ela --que produziu sucessos de público como "De Pernas Pro Ar 2" e "Meu Nome não é Johnny"-- aposta que a comédia tem potencial para atrair um público significativo aos cinemas.

"Temos um lançamento que é considerado médio, com 150 cópias. A minha expectativa é que, antes de tudo, ocupe um mercado e que o filme permaneça em cartaz. Ele precisa de tempo para ser apreciado. Eu entendo esse lançamento diferente do 'De Pernas Pro Ar'. Ele vai amadurecer junto com o público", disse Mariza.

Betse de Paula disse que ganhar o prêmio da crítica de público e de júri no Cine PE representou um grande cartão de visita. Há dez anos sem lançar uma produção, Betse volta à visibilidade com "Vendo ou Alugo" e com o lançamento do documentário "Revelando Sebastião Salgado", sobre o fotógrafo brasileiro.

"Foram dez anos no limbo. São vários anos tentando fazer 'Vendo ou Alugo', programas de TV e o [documentário sobre o] Sebastião. Foi uma gestação, e agora vieram gêmeos", disse Betse. Os últimos longas da diretora foram "O Casamento de Louise" (2001) e "Celeste & Estrela" (2003), ambos ambientados em Brasília.