Topo

"Se eu sou mais velha, vou fazer o quê?", diz Nathália Timberg, bisavó em "Vendo ou Alugo"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/08/2013 17h45

Com 84 anos recém-completados (no dia 5 de agosto), a atriz Nathália Timberg parece não se intimidar com a idade dos personagens para os quais é escalada. Ela vive a bisavó Maria Eudóxia, mãe de Maria Alice (Marieta Severo), na comédia "Vendo ou Alugo", de Betse de Paula, em cartaz desde sexta-feira (9).

Em quase seis décadas de carreira artística, a atriz não pensa em deixar tão cedo as artes cênicas. "Tinha 5 anos quando fui inoculada no cinema. Estive voltada para o teatro praticamente a minha vida inteira", diz.

Apesar de pouco transitar pela comédia, a atriz afirmou ter gostado da experiência e de realizar seu primeiro trabalho com Betse de Paula. "É difícil ser envolvida com personagens que provoquem um momento de riso. A história me encantou, foi um encontro com a Betse. Havia alguma coisa de [Frank] Capra na história. A Betse é chapliniana. A simplicidade é uma conquista dos grandes", analisou.

Trailer do filme "Vendo ou Alugo"

Na televisão, Timberg interpreta a mãe de Susana Vieira em "Amor à Vida" e já disse estar acostumada a protagonizar papéis mais maduros.

"Se eu sou mais velha, vou fazer o quê? Ser uma jovem romântica? O ator tem um leque na vida útil dos personagens", brincou. "Eu tenho uma longa trajetória, uma carreira que vem há mais de meio século, participei do desenvolvimento de uma linguagem numa época que se considerava a TV uma coisa menor, que o ator não podia fazer", lembrou.

Em abril de 2014, Nathália Timberg deve estrear uma peça no teatro que levará seu nome no Rio de Janeiro. Ela já recebeu um convite para integrar o elenco próxima novela no horário nobre da Globo, de Gilberto Braga, prevista para março de 2015, junto com Fernanda Montenegro e Daisy Lúcidi.