Topo

"Cada personagem me dá pânico", diz Marieta Severo, que está em "Vendo ou Alugo"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/08/2013 07h00

“Acho dificílimo fazer comédia, mas adoro”, admitiu Marieta Severo que protagoniza Maria Alice, uma dondoca decadente da zona sul carioca, em “Vendo ou Alugo”, que está em cartaz no circuito nacional desde sexta-feira (9).

Em uma conversa bem humorada, Marieta, 66, falou ao UOL sobre a experiência de contracenar como mãe de Silvia Buarque e filha de Nathalia Timberg.

Há 13 anos com a personagem Dona Nenê em “A Grande Família” da Rede Globo, a atriz topou viver no cinema uma personagem oposta à esposa de Lineu no seriado, sem pudor e que fuma maconha.

“Cada personagem que eu pego, fico sempre num pânico achando que não vou conseguir, que não vai dar certo, que é o personagem mais difícil da minha vida... já desisti de não ter isso, achei que fosse mudar com o tempo...”, contou.

Trailer do filme "Vendo ou Alugo"

Dirigido por Betse de Paula, a comédia foi filmada em um casarão antigo no Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, próximo ao bairro de Copacabana, na zona sul do Rio. O filme tem como pano de fundo questões atuais da cidade, como a pacificação das favelas e a especulação imobiliária.

“Vendo ou Alugo” conta com um elenco de peso e retrata a história de uma família em decadência com quatro gerações de mulheres que tentam escapar da falência. Marcos Palmeira vive um bandido no Morro, e faz par romântico com Marieta.

Ao tentar definir sua personagem no cinema, Marieta destaca que Maria Alice representa uma fatia de sua própria geração. “Essa mulher fazia parte da elite carioca, filha de um embaixador, frequentava o topo da pirâmide social e, ao mesmo tempo, representante da geração que desbundou, com Arembepe e Mick Jagger. Só que para ela aquilo não resultou muito em nada”.

No filme, Maria Alice é uma mulher completamente falida, irresponsável e acha normal não pagar IPTU. “As soluções que ela dá para a vida são completamente estapafúrdias. Todos os personagens são muito incorretos e o olhar sobre eles é sem preconceito, sem julgamento, sem caminhos morais”, comentou.

Par romântico com Marcos Palmeira

Marieta conta que encarou bem formar com Marcos Palmeira um par romântico na trama. “Ele é bem mais jovem que eu. Já fiz teatro com o Marquinhos. Eu estava completamente à vontade. A gente se conhece uma vida inteira. E, por essa cumplicidade, várias coisas foram sendo criadas na hora e que não estavam no roteiro”; disse.

A atriz foi a primeira a ser convidada por Betse de Paula para integrar o elenco da comédia e, por ser bastante minuciosa no estudo do roteiro, Marieta praticamente ajudou na preparação do elenco ao dar palpites e dicas para os atores.

“Como eu estava no filme desde o início, Betse me deu liberdade e eu fui me apropriando. Tiveram sequências que foram criadas na hora”, comentou.

Fim de “A Grande Família”

Após mais de uma década no ar com "A Grande Família", Marieta conta que o seriado está próximo de seu fim. “Não sabia que ia durar tanto tempo. 'A Grande Família' terá um final, a gente não vai ficar o resto da vida fazendo, a gente já está sinalizando que quer parar, já está de bom tamanho”, afirmou.

Além do lançamento do filme, Marieta também está concentrada na estreia em setembro da peça “Incêndios”, no Teatro Poeira, no Rio. Ela atua nesta tragédia épica contemporânea do canadense Wajdi Mouawad dirigida por Aderbal Freire-Filho.