Topo

Vídeo mostra convite de diretor a Walmor Chagas para participar de filme

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 17h48

Um vídeo gravado pelo diretor franco-brasileiro Bernard Attal mostra a busca do cineasta pelo ator Walmor Chagas para convidá-lo a participar do filme "A Coleção Invisível".

A gravação do vídeo ocorreu em Guaratinguetá durante os últimos dias de vida do ator. "A Coleção Invisível" foi o último trabalho de Walmor, que aos 82 anos foi encontrado morto na chácara onde morava no interior de São Paulo no dia 18 de janeiro deste ano.

O vídeo foi gravado em fevereiro de 2011 e mostra Attal procurando pelo ator através da ajuda do caseiro e outros conhecidos que moravam perto da chácara. 

Walmor brinca durante a gravação após o diretor perguntar se o ator acha que seu personagem em "A Coleção Invisível" fuma. "Ele eu não sei, mas eu fumo sem parar", diz. Em seguida, Walmor conta como foi difícil tentar parar de fumar e que "não viveu" durante os 21 dias nos quais conseguiu cumprir a tarefa.

O ator comenta ainda que Samir, seu papel em "A Coleção Invisível", vive tão isolado quanto ele. O personagem é cego e o próprio Walmor estava perdendo a visão pouco a pouco antes de morrer. "Eu tenho muita semelhança com o Samir", afirma ele.

Selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Gramado, o longa será exibido nesta sexta (16) no evento e tem estreia prevista para setembro nos cinemas brasileiros.

Baseado em conto homônimo do austríaco Stefan Zweig, "A Coleção Invisível" traz Vladimir Brichta no papel de Beto, um homem que precisa cuidar da crise financeira da loja de antiguidades mantida por sua família e parte para o interior da Bahia para procurar uma coleção de gravuras raras. O encontro com o colecionador, Samir, cuja família ficou em pedaços com a decadência das plantações de cacau, acaba produzindo mudanças na forma como Beto vê o mundo.