Topo

Criador de "Jackie Brown", escritor Elmore Leonard morre aos 87 anos

O autor  Elmore Leonard, 87, cujos livros inspiraram filmes como "O Homem", "O Nome do Jogo", "Irresistível Paixão" e "Jackie Brown", sofreu um derrame na semana passada e está hospitalizado em Detroit, nos EUA - Paul Sancya/AP
O autor Elmore Leonard, 87, cujos livros inspiraram filmes como "O Homem", "O Nome do Jogo", "Irresistível Paixão" e "Jackie Brown", sofreu um derrame na semana passada e está hospitalizado em Detroit, nos EUA Imagem: Paul Sancya/AP

Do UOL, em São Paulo

20/08/2013 10h51

O lendário escritor e roteirista Elmore Leonard morreu às 7h15 desta terça-feira (20), aos 87 anos, por decorrência de um derrame cerebral

O autor se tornou célebre com romances policiais, de faroeste e suspenses, como "Bandidos", "Cassino Blues" e "Os Comparsas". Muitas dessas histórias conquistaram Hollywood e renderam (ou inspiraram) filmes como “O Homem”, “O Nome do Jogo”, “Irresistível Paixão” e "Os Indomáveis", além da série de TV “Justified”. 

Entre os 45 livros publicados, seu romance "Ponche de Rum", sobre um traficante de armas e três mulheres nada virtuosas que o cercam, ganhou a famosa adaptação para o cinema pelas mãos do diretor Quentin Tarantino em "Jackie Brown" -- único roteiro adaptado que o diretor de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" aceitou fazer em sua carreira.

Leonard estava trabalhando em seu 46º romance no momento em que sofreu o ataque, informou o "Detroit News". O escritor sofreu um derrame cerebral em julho e, de acordo com uma fonte ouvida pelo site "Hollywood Reporter" na época, Leonard não corria risco de morte.

O escritor morreu em Detroit, ao lado da família, onde se recuperava do derrame.

A mais recente adaptação cinematográfica de Leonard é para o livro “The Switch", uma espécie de prelúdio da história de "Jackie Brown" que, nos cinemas, se chamará "Life of Crime". Estrelada por Jennifer Aniston, Mos Def, Tim Robbins e Isla Fisher, o filme estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto deste ano.

Trajetória
Nascido em 11 de outubro de 1925 em Nova Orleans (Louisiana), filho de um funcionário da General Motors, Leonard viveu com a família no sul do país, antes de se mudar para Detroit em 1934.

Leonard, que era considerado pelo New York Times o "maior escritor de mistério vivo", serviu na Marinha de Guerra antes de se formar em Inglês e Filosofia. Casou em 1949 e teve cinco filhos.

A National Book Foundation premiou Leonard em novembro de 2012 com a Contribuição Distinta às Letras Americanas.

"Por meio século, Elmore Leonard produziu um trabalho literário vibrante, com um estilo de escrita inimitável", afirmou na ocasião o diretor executivo da fundação, Harold Augenbraum.

Na entrega do prêmio, o escritor britânico Martin Amis descreveu Leonard como "um gênio literário que escreve thrillers para reler".

As obras mais famosas de Leonard estão ambientadas no submundo de cidades como Detroit e Miami, protagonizadas por policiais, criminosos e assassinos.

Leonard admitiu uma que vez seus livros "não são exatamente cinematográficos". "Têm a ver com pessoas com armas de fogo em situações extremas", disse.

Em sua literatura, Leonard privilegiava o diálogo e evitava os parágrafos longos, com descrições extensas de paisagens ou monólogos. Ele explicou sua prosa em um guia de 10 pontos publicada pelo New York Times em 2001, citado por muitos fãs no Twitter quando a notícia de sua morte foi divulgada.

Entre os conselhos, Leonard destacava: "Evite as descrições detalhadas dos personagens"; "Não entre em detalhes descrevendo lugares e coisas"; "Tente deixar de lado a parte que os leitores tendem a pular". "Pense no que alguém pula ao ler um romance: parágrafos grossos de prosa com muitas palavras. Aposto que você não pula o diálogo", escreveu.

Sua regra mais importante, que resume as 10: "Se soa como algo escrito, eu reescrevo".

* Com informações da AFP