Netflix promove eleição para exibir um filme brasileiro em seu catálogo
Dez filmes brasileiros que mal tiveram a chance de ser vistos nos cinemas brasileiros concorrem, a partir da noite desta quinta-feira (29), a uma vaga no catálogo mundial do Netflix, o provedor de conteúdo pela internet com 37 milhões de assinantes no mundo. O mais votado em uma eleição aberta na internet ficará disponível para os assinantes do serviço por um ano.
A lista dos dez concorrentes ao Prêmio Netflix foi elaborada com a ajuda de dois curadores, Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, e Walkiria Barbosa, diretora executiva do Festival do Rio. Filmes realizados nos últimos dez anos podiam ser escolhidos. O critério de seleção, explica Zita, foi “a aposta na diversidade e no talento não conhecido”.
Por este motivo, um filme consagrado como “Cidade de Deus”, por exemplo, nem foi cogitado. “Buscamos fugir dos estereótipos”, diz Zita. “Não são necessariamente os melhores, mas filmes que representam a produção brasileira”.
A variedade de estilos é realmente grande entre os selecionados. A lista inclui sete filmes de ficção e três documentários. Na primeira categoria, estão “Cinemas, Urubus e Aspirinas", de Marcelo Gomes, “Árido Movie”, de Lírio Ferreira, “Malu de Bicicleta”, de Flavio Tambellini, “Riscado”, de Gustavo Pizzi, “Elvis e Madona”, de Marcelo Laffitte, “Apenas o Fim”, de Matheus Souza, e “Super Nada”, Rubens Rewald & Rossana Foglia.
Já os documentários são “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares, “Uma Longa Viagem”, de Lucia Murat, e “Dalua Downhill”, de Fernanda Krumel, Rodrigo Pesavento e Tiago de Castro, sobre um skatista brasileiro.
Todos os dez selecionados vão ganhar na noite desta quinta (29), em cerimônia no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, um troféu. Durante o período de votação, até 6 de outubro, a cada voto computado o troféu acenderá, graças a um chip instalado no prêmio.
O filme vencedor será oferecido ao longo de todo ano de 2014 no catálogo do Netflix, sem remuneração para os produtores. A empresa se responsabilizará pela legendagem e outros custos técnicos e promete promover o filme vencedor em suas plataformas. Assinantes do serviço no Brasil verão uma publicidade do escolhido. Em outros países, a empresa diz que incluirá o filme entre as sugestões que faz a cada assinante.
“É uma oportunidade para o filme brasileiro que não está conseguindo entrar na tela ter uma exposição maior”, acredita a curadora Zita Carvalhosa.
Veja os concorrentes
"Super Nada"
"Elvis e Madona"
"Árido Movie"
"Cinema, Aspirinas, Urubus"
"Riscado"
"Dalua downhill"
"Malu de bicicleta"
"O dia que durou 21 anos"
"Apenas o fim"
" Uma longa viagem"
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