Topo

Ausente em Veneza, Lindsay Lohan é criticada por diretor de "The Canyons"

Neusa Barbosa

Do UOL, em Veneza (Itália)

30/08/2013 10h58

Diretor de "The Canyons", exibido fora de competição do Festival de Veneza na manhã desta sexta-feira (30), o cineasta norte-americano Paul Schrader desabafou e criticou sua protagonista e coprodutora, a atriz Lindsay Lohan, que não foi ao evento.

Antes de ouvir as perguntas dos jornalistas, Schrader pediu a palavra. “Hoje sou um homem livre. Por 18 meses, fui refém, por minha própria escolha, de uma atriz muito talentosa e imprevisível. Ela me garantiu que estaria aqui hoje. E não está”, desabafou.
 
Por isso, o diretor disse que “não lidaria” com nenhuma pergunta pessoal sobre ela. “Posso falar de seu papel no filme, não de sua personalidade”, avisou.
 
Comentando a atuação de Lindsay, Schrader descreveu-a como “uma atriz muito destemida”, mas não demorou a criticá-la. “Seu problema é que ela gasta tempo demais fingindo coisas e isto é cansativo tanto para ela quanto para as pessoas à sua volta. O que se vê na tela é muito próximo do que eu queria, mas foi muito exaustivo, porque tivemos que nos esforçar demais para separar o público do privado”.
 
Críticas ao filme e a Lindsay
Roteirista do filme, o escritor Bret Easton Ellis (autor de “Psicopata Americano”) relacionou algumas das fortes críticas que o filme, já disponibilizado via internet, com a notoriedade que Lindsay trouxe ao projeto, realizado com baixo orçamento e fora do esquema de produção de grandes estúdios. “Recebemos algumas críticas terríveis e muito disso veio do fato de se ter Lindsay ligada a este projeto. Por causa dela, o filme se tornou uma história muito maior”, declarou o roteirista. Durante a exibição do filme, em Veneza, era possível ouvir risadas vindo do público.
 
Na mesma linha, Schrader ironizou: “Somos uma turma muito polarizadora, Lindsay, Bret e eu. Na verdade, sou o menos polêmico de todos. Não estava acostumado com isto. E, mesmo assim, fiquei surpreso com a intensidade que isto (as críticas) atingiu”.
  • Lindsay Lohan em cena de "The Canyons"

Ator pornô
Em Veneza, o mais animado era o ator pornô James Deen. "The Canyons" é seu primeiro filme em Hollywood, no qual interpreta Christian, um poderoso jovem produtor de cinema, que manipula todos à sua volta, como a namorada Tara (Lindsay) e recorre ao crime e à violência para controlar os outros. 
 
“Neste meu único filme em Hollywood, pude mergulhar de um modo que nunca pude nos filmes para adultos que fiz, tendo um tempo para o desenvolvimento do personagem. Foi muito excitante fazer isso”, disse. 
 
Àqueles que compararam sua atuação com Richard Gere em outro famoso filme de Schrader, “O Gigolô Americano”, Deen afirmou: “Se eu tive alguma semelhança com Gere, certamente foi por causa do diretor”. 
 
Schrader, por sua vez, admitiu a proximidade entre os dois filmes. “Durante as filmagens, eu me disse: ‘Estou fazendo ‘O Gigolô Americano’ de novo”. A grande diferença esteve no que chamou de “a economia da produção”. “’O Gigolô Americano’ era um filme de estúdio. Neste, não tínhamos dinheiro. Parte da diversão era fazermos nosso próprio figurino e cuidarmos do nosso próprio transporte”. 
 
Apesar das restrições, Bret Easton Ellis disse que “o filme ficou muito melhor, mais elegante do que pensei”.