Topo

Apple e Cinecittà lançam canal de cinema italiano no iTunes

Fachada dos históricos estúdios Cinecittà, na região metropolitana de Roma, na Itália; estúdios são responsáveis pela maior parte da produção cinematográfica italiana - Divulgação
Fachada dos históricos estúdios Cinecittà, na região metropolitana de Roma, na Itália; estúdios são responsáveis pela maior parte da produção cinematográfica italiana Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo

02/09/2013 16h24

Em um projeto inédito, a Apple e a Cinecittà Luce, entidade ligada ao governo italiano e aos históricos estúdios Cinecittà, irão lançar um canal no iTunes dedicado a filmes italianos. A plataforma, que disponibilizará para download títulos clássicos e contemporâneos, será a primeira  a agregar e distribuir produções de um único país na loja virtual da Apple.

O novo canal foi anunciado nesta segunda-feira (2), no Festival de Cinema de Veneza, por Nicola Borelli, diretor da Direzione Generale per il Cinema, órgão que cuida da difusão do cinema da Itália.

"O acordo é o testemunho do forte apelo do nosso cinema fora do nosso país, o que muitos italianos talvez tenha esquecido", ressaltou  Borrelli.

Atualmente, o iTunes atinge um mercado estimado de cerca 575 milhões de usuários no mundo, que pagam por jogos, filmes e músicas para poder acessá-los em seu iPhones, iPads e iPods.

O canal será lançado na próxima quarta-feira (4), apenas para a Itália, com cerca de cem filmes --número que deve crescer rapidamente. O lançamento mundial está previsto para novembro.

"Isso dará a produtores italianos uma 'marca' comum para lançar seus filmes em todo o mundo, desde eles tenham os direitos digitais internacionais e adicionem legendas", afirmou o diretor da Cinecittà, Rodrigo Ciprani Foresio, ao site “Variety”.