Topo

Filme sobre Auguste Renoir é escolhido para representar a França no Oscar

Do UOL, em São Paulo*

16/09/2013 09h47

"Renoir", do diretor Gilles Bourdos, sobre a vida do pintor impressionista Auguste Renoir, foi escolhido para representar a França no Oscar 2014, anunciou nesta segunda (16) o Centro Nacional do Cinema, em Paris.

Veja trailer legendado de "Renoir"

Ambientada em 1915, a produção retrata o pintor Pierre-Auguste Renoir já no final da vida, quando é atormentado pela perda da mulher e as notícias nada animadoras sobre seu filho, Jean, na guerra. A chegada da jovem modelo Andrée, porém, vai mudar a sua rotina. Quando Jean retorna do conflito, se apaixona pela menina que se tornou o centro da vida de Renoir, e que fará do jovem um aprendiz de cineasta.

Todos os anos, a Academia de Hollywood escolhe os cinco filmes que competirão na categoria Melhor Filme Estrangeiro, sobre um total de 60 ou 70 propostas de diferentes países.

A próxima cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março. Até esta data, a Academia anunciará uma lista curta de filmes e depois a seleção final.

No ano passado, "Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache, foi escolhido para representar a França, mas não foi indicado pela Academia.

O último filme francês a ganhar a estatueta dourada na categoria Melhor Filme Estrangeiro foi "Indochine", de Regis Wargnier (1993), com Catherine Deneuve.

Neste ano, o Oscar nesta categoria foi para "Amour", de Michael Haneke (Áustria), com Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant.

*Com informações da AFP