Topo

Documentário vencedor em Veneza será exibido no Festival do Rio

Cena do documentário "Sacro Gra"   - Divulgação
Cena do documentário "Sacro Gra" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 11h59

Primeiro documentário a receber o Leão de Ouro no Festival de Veneza, "Sacro Gra", de Gianfranco Rosi, também será exibido no Festival do Rio 2013, que se realiza do dia 26 de setembro a 10 de outubro.

O filme, cujo nome é um trocadilho com o do rodoanel, que em italiano evoca o Santo Graal, retrata as vidas de 12 personagens, incluindo um cientista combatendo insetos que infestam árvores.

Também passa a integrar a mostra o novo de Steven Soderbergh, "Minha vida com Liberace" (Behind the Candelabra). Apresentado em competição no Festival de Cinema de Cannes, o filme conta a história de Wladiu Valentino Liberace - Lee para os mais íntimos -, nascido em 1919. De 1950 até a década de 1970, ele foi o showman mais bem pago dos Estados Unidos, atraindo multidões, especialmente mulheres, para seus shows em Las Vegas ou especiais na televisão.

"Moebius", de Kim Ki-duk, filme com cenas de violência, incesto e mutilações que foi mostrado em Veneza neste ano, também foi anunciado como parte dos filmes no festival do Rio.

350 filmes inéditos
O Festival já havia anunciado outros 350 filmes inéditos, com destaque para a comédia dramática “Blue Jasmine”, de Woody Allen, e outros cineastas renomados: Ken Loach (“The spirit of 45”), Gus Van Sant (“Terra prometida”) e Terry Gilliam (“The zero theorem”). O festival será aberto pela coprodução franco-brasileira "Amazônia", de Thierry Ragobert, e encerrado com "Serra Pelada", de Heitor Dhalia.

Onze produções brasileiras concorrem ao Troféu Redentor, entre elas "Tatuagem", filme de Hilton Lacerda que levou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado deste ano. Outros dois filmes que figuram na lista de ficção são "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, e "De Menor", de Caru Alves de Souza, ambos selecionados para a mostra Horizontes Latinos da edição 2013 do Festival de San Sebastián, principal evento de cinema da Espanha. 

Veja mais filmes anunciados nesta terça:

"Clear History", (Clear History) de Greg Mottola

"Our sunhi", (U Ri Sunhi) de Hong Sangsoo

"Metallica through the never", (Metallica: Through the Never)
de Nimród Antal. Com Dane DeHaan, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, Robert Trujillo

"Gerontophilia",  (Gerontophilia) de Bruce LaBruce

"Abuso de Vulnerável"  (Abus de Faiblesse), de Catherine Breillat

"Salinger", de Shane Salerno

"Backwater", (Tomogui)

"A Fotografia Oculta de Vivian Maier", (Finding Vivian Maier) de John Maloof, Charlie Siskel