Topo

Pixar adia lançamento de "The Good Dinosaur" e fica sem animações em 2014

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 18h57

O filme "The Good Dinosaur" ("O Bom Dinossauro" em tradução livre), inicialmente prevista para lançamento em 2014, foi adiada pelo estúdio Pixar -- parte da The Walt Disney Company --, deixando o grupo sem um lançamento de animação para o ano que vem. A informação foi confirmada na página oficial do filme no Facebook nesta quarta-feira (18).

É a primeira vez desde 2005 que a Pixar passará um ano sem lançar animação alguma. Já os estúdios Disney alteraram algumas datas de produções como "Malévola", que passará agora de 2 de julho para 30 de maio por conta do espaço aberto por "The Good Dinosaur". Outra animação, "Finding Dory", continuação de "Procurando Nemo", foi adiada de novembro de 2015 para junho do ano seguinte. No mesmo ano, ainda está prevista a animação "Inside Out", no qual os personagens nada mais são do que "sentimentos" na cabeça de uma garota.

No final de agosto, o diretor da animação foi afastado. Bob Peterson, codiretor de "Up", deixou a produção por conta de atritos com Ed Catmull, presidente da Pixar Animation Studios. Ainda não foi anunciado um substituto para o cargo. Troca semelhança aconteceu antes do lançamento de "Valente" em 2012, quando Brenda Chapman foi substituída, o que fez a atriz Reese Witherspoon abandonar o projeto.

"The Good Dinosaur" vai narrar a história de um dinossauro que faz amizade com um pequeno humano chamado Spot. Detalhes sobre o longa foram apresentados durante a D23 Expo, convenção realizada pela Disney para divulgar seus principais projetos na área do cinema, TV e games.

Entre os artistas convocados para dublar a animação estão Neil Patrick Harris, Judy Greer, Bill Hader, Frances McDormand e John Lithgow.

D23
Três trechos do filme foram relevados durante o evento mostravam dinossauros arando o solo, cortando grama e exercendo outras atividades típicas da agricultura humana. A equipe de produção revelou na ocasião que os animais retratados no longa serão vegetarianos.

Em outro trecho, Arlo, o dinossauro protagonista confunde Spot, um garoto pequeno e agressivo, com um inseto. Ao longo do filme, os dois se tornarão grandes amigos. O terceiro trecho mostra um asteróide que passa "raspando" pela Terra há 65 milhões de anos.

Disney tranquila
O desfalque da animação da Pixar em 2014 não deve assustar a Disney, que contará com blockbusters como "Capitão América: O Soldado Invernal" e "Guardioes da Galáxia", da Marvel, além de "Malévola", estrelado por Angelina Jolie.

No Brasil, o ano de 2014 também será reservado para o lançamento da animação "Frozen - Uma Aventura Congelante", no qual duas princesas irmãs buscam a conciliação em um reino gelado.