Topo

Catherine Deneuve recebe prêmio francês pelo conjunto da obra

Do UOL, em São Paulo

23/09/2013 17h10

A atriz Catherine Deneuve, que tem longa carreira no cinema francês, irá receber um prêmio pelo conjunto da obra, nomeado como Lifetime Achievement Award, pela academia europeia de filmes.

Seus principais papeis em “The Umbrellas of Cherbourg” de 1964 e “Repulsion” por Roman Polanski em 1965 fizeram com que sua carreira tivesse um boom e desde então ela teve inúmeros trabalhos na indústria dos “pesos pesados” como o cineasta espanhol Luis Buñuel tarde em Belle de Jour” e “Tristana”.

Na década de 80, Deneuve continuou fazendo trabalhos importantes em O Último Metrô de François Truffaut e Fome de Viver, de Tony Scott, junto com Susan Sarandon e David Bowie, no papel de uma vampira gótica e bissexual, que a transformaria num ícone de lésbicas, gays, e góticos.

Deneuve já recebeu dois Cesar - o maior prêmio do cinema francês – e indicação ao Oscar como melhor atriz com o filme Indochina em 92. Já nos anos 2000, a atriz fez os filmes “Dançando no Escuro”, de Lars Von Trier, com a cantora e atriz islandesa Bjork - Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 2000 - e “8 Mulheres”, de 2002.

Em 2011, a Catherine Deneuve veio ao Brasil para o lançamento do filme "Potiche - Esposa Troféu".