Topo

Festival do Rio terá Dakota Fanning e novo filme de Woody Allen

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2013 12h19

O Festival de Cinema do Rio, que começa no próximo dia 26 de setembro e segue até 10 de outubro, terá mais de 350 filmes na programação de mais 60 países. A 15ª edição do evento, que será oficialmente aberta com a "Amazônia - Planeta Verde", exibirá novas produções de Woody Allen ("Blue Jasmine"), Terry Gilliam ("The Zero Theorem") e Ken Loach ("O Espírito de 45") e terá a atriz norte-americana Dakota Fanning como convidada.

Mistura de documentário e ficção em 3D do cineasta francês Thierry Ragobert, "Amazônia" também apresentado no Festival de Veneza deste ano. O longa é a maior coprodução internacional da qual uma produtora brasileira (Gullane Filmes) participou. Apelidado pelo diretor como uma "ficção naturalista", custou 8 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) e levou três anos para ser feito. A abertura de gala do Festival será nesta quinta-feira (26) no Cine Odeon, na Cinelândia.

"Não tenho dúvida que este filme vai correr o mundo. 'Amazônia' mostra o que é possível fazer em termos de co-produção quando dois países estão engajados", disse Ilda Santiago, uma das diretoras do festival, durante apresentação do evento nesta terça-feira (24) no Rio. Já o encerramento do Festival do Rio será marcado pela exibição de "Serra Pelada", dirigido por Heitor Dhalia, com Wagner Moura, Juliano Cazarré, Julio Andrade, Matheus Nachtergaele e Sophie Charlotte, na sessão de gala, dia 9 de outubro.

Além dos filmes dos filmes inéditos de Allen, Gilliam e Loach, o festival apresentará novos títulos como "Spring Breakers: Garotas Perigosas", de Harmony Korine, "Pussy Riot - A Prece Punk", de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin, "Gravidade", de Alfonso Cuarón, e "Diana", de Oliver Hirschbiegel.

Entre os mais de 200 convidados internacionais --entre eles Dakota Fanning, que está no elenco de "Night Moves"-- estarão a diretora francesa Claire Denis com a estreia de "Bastardos"; Ryan White, o diretor que levou para a tela a história da secretária dos Beatles em "Nossa Querida Freda - A Secretária dos Beatles"; o francês Jean-Claude Brisseau; o português Mário Patrocínio, com o filme "Kuduro"; o argentino Juan José Campanella e sua mais recente produção, "Um Time Show de Bola 3D"; e Jeremy Scahill, o jornalista investigativo que seguiu o rastro do JSOC (Comando de Operações Especiais Conjuntas), a mais secreta elite do exército americano, no filme "Guerras Sujas".
 

Salão de Negócios
O Cinecarioca Nova Brasília, localizado no Complexo do Alemão, também receberá oito pre-estreias com a presença de diretores e elenco em sessões gratuitas para moradores das favelas.

Já no Rio Market, o salão de negócios do festival, será lançada a incubadora RioMarket Jovem, que irá selecionar 30 jovens de 15 a 21 anos de comunidades pobres e favelas para serem os grandes talentos do audiovisual brasileiro.

"O Brasil não tem programa de formação de talentos, nós nos inspiramos no modelo do Media Lab do MIT. Se queremos ter uma indústria forte, teremos que investir na formação de talentos", afifmou Walkiria Barbosa, diretora do Rio Market.

Dentro da programação de debates, o Future Zone irá apresentar as tendências do audiovisual do futuro e suas novas tecnologias, como câmeras que filmam através das paredes, "como numa visão de raio-x", disse Barbosa.