Topo

Diretor de "Gravidade" diz que já sabia das falhas científicas do filme

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 10h27

 Alfonso Cuarón, diretor de "Gravidade", um dos filmes mais elogiados do ano, afirmou que já sabia das "falhas" científicas do filme antes mesmo de começar a filmar, mas as considerou irrelevantes para a trama.

Segundo o site The Hollywood Reporter, a declaração é uma resposta às críticas do astrofísico Neil DeGrasse Tyson, que usou o Twitter para apontar defeitos na obra de Cuarón. 
 
Tyson questionou, entre outras coisas, por que o cabelo de Sandra Bullock não flutua no ambiente de gravidade zero. Ele também afirmou que Telescópio Espacial Hubble, a Estação Espacial Internacional e Estação Espacial Chinesa não estão à mesma distância da Terra, como aparece no filme.
 
"A maioria dos comentários trata-se de coisas que nós estamos cientes", disse o diretor. "Convidamos especialistas para ler o roteiro e eles nos disseram que seria impossível as estações estarem na mesma órbita...Criamos uma proposta explicando porque estava tudo no mesmo plano, mas isso era irrelevante para a história que tentamos contar. Então tiramos tudo isso do roteiro", explicou ele. 
 
"Tentamos ser tão precisos quanto podíamos, no âmbito da nossa ficção. No final, é ficção e uma viagem emocional mais do que qualquer outra coisa", disse ele. 
 
Mesmo com todas as críticas, o astrofísico disse ser um fã do filme e o público parece concordar. Liderando a bilheteria pela terceira semana consecutiva nos Estados Unidos, o filme já arrecadou US$ 170 milhões no país e US$ 284 milhões no mundo todo.