Topo

"O Conselheiro do Crime" tem time impressionante, mas resultado decepciona

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 00h01

A julgar pelo time de envolvidos, "O Conselheiro do Crime", novo filme de Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro"), tinha tudo para dar certo. Além de Scott na direção, o roteiro é do vencedor do prêmio Pulitzer Cormac McCarthy, autor dos romances que deram origem a "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada", e elenco de dar inveja a muitos diretores: Michael Fassbender, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Brad Pitt  e Javier Bardem. Essa equipe estrelada, no entanto, não foi capaz de garantir os melhores resultados. 

Fassbender é um advogado bem sucedido e muito apaixonado pela namorada Laura, vivida por Penélope Cruz. Sob lençóis brancos e muitos suspiros, os dois protagonizam cenas quentes nos primeiros minutos de filmes. Segundo sites especializados, Fassbender disse que esse foi uma das cenas mais difíceis da carreira porque Bardem, marido da atriz e também estrela do filme, assistia a tudo ao pé da cama. 

Mesmo com a vida aparentemente perfeita, o conselheiro parece querer mais e se envolve em uma transação de venda da drogas de US$ 20 milhões. O esquema, no entanto, oferece muitos riscos devidamente esclarecidos pelo já experiente Westray (Brad Pitt). Caso algo saia errado, ele diz, os responsáveis pela droga no México serão impiedosos. E, como era de se esperar, as coisas dão muito errado. 
 
O desenrolar é previsível e os diálogos, apesar de bem trabalhados, pouco contribuem para o andamento do longa. O personagem de Barden, Reiner, que desperta interesse pelo estilo de vida extravagante, é responsável por falas sexistas, que não servem para reflexões ou para entendimento do personagem.
 
Em certo momento do filme, Reiner se mostra assustado quando a mulher decide fazer uma performance sexual exótica e emenda dizendo que não sabe se pode confiar nela. "Mas você não pode confiar nela por causa disso?", pergunta o conselheiro. "Não. Isso não tem nada a ver", diz o traficante, sem explicar.

Na outra ponta, o trio Cameron Diaz, Michael Fassbender e Javier Barden faz um bom trabalho. Barden e Diaz vivem o casal de traficantes que leva uma vida extravagante, com direito a tigres no quintal, dentes de ouro e roupas ultracoloridas, mas é Fassbender quem mais se entrega para viver o desespero de um homem que percebe que não é tão esperto quanto parece.
 
Mesmo com a trama simples, novos personagens que parecem importantes para história não param de surgir até o final. Quem assiste faz um esforço para gravar a função de cada um na história, mas já perdeu outros diálogos rebuscados enquanto faz o exercício. Pelo menos, a fotografia de Dariusz Wolski é belíssima e, mesmo que você também se perca, vai ter o que admirar. 

Veja as frases de efeito do filme: 
 
"Meu mundo é estar com você na cama. O resto é espera", Conselheiro para Laura. 
 
"O mundo de agora não é o mesmo de quando as coisas aconteceram. Você não pode viver no mundo como se não fizesse parte dele", Jefe (Rubén Blades) para o Conselheiro. 
 
"Sabe por que Jesus não nasceu no México? Porque eles não encontraram três homens sábios ou uma virgem", Westray (Brad Pitt) para o conselheiro. 

"Os tigres são o que fazem e o que fazem é matar. Nós humanos fazemos o mal porque somos reféns da nossa ruína", Malkina (Cameron Diaz).