Filme brasileiro concorre a indicação para Oscar de melhor animação
A produção brasileira "Uma História de Amor e Fúria" é uma das 19 classificadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor animação em 2014.
Dirigida por Luiz Bolognesi, a animação narra o amor entre Janaína (Camila Pitanga) e um guerreiro indígena (Selton Mello) que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.
"Tá Chovendo Hambúrguer 2”, "Meu Malvado Favorito 2", "Os Croods", "Reino Escondido", "Frozen: Uma Aventura Congelante" e "Universidade Monstros" também disputam as indicações. Os indicados serão anunciados no dia 16 de janeiro.
Há filmes da lista que ainda precisam provar que cumprem todas as exigências da Academia para concorrer às indicações --ao menos oito deles, por exemplo, precisam estrear no Condado de Los Angeles até o final de 2013 se quiserem continuar na briga pela estatueta. A Academia esclarece, ainda, que os filmes da lista também podem concorrer em outras categorias.
Ao UOL, o diretor Luiz Bolognesi afirmou que o fato de o filme estar entre os 19 concorrentes é "magnífico para a animação brasileira". "É inacreditável, é um sonho. É uma concorrência muito difícil, pois há países como França, Coreia do Sul, Itália e Japão, que têm muita tradição em animação", afirmou.
Bolognesi afirmou também que o filme vai estrear e ficar por uma semana em cartaz em Los Angeles, justamente para cumprir a exigência da Academia.
Estreia de Bolognesi --mais conhecido por seus trabalhos como roteirista-- na direção, "Uma História de Amor e Fúria" conquistou o principal prêmio do Festival de Annecy, na França, considerado como o "Cannes da Animação". Essa foi a primeira vez que uma produção brasileira foi selecionada para a competição.
Mais importante evento do gênero no mundo, o festival acontece desde 1960 e seleciona apenas nove produções para a competição. Neste ano, mais de 2500 desenhos animados foram inscritos no evento.
O Oscar 2014 acontece no dia 2 de março de 2014, em Los Angeles.
Confira a lista dos 19 filmes que disputam as indicações:
"Os Croods"
"Tá Chovendo Hambúrguer 2"
"Meu Malvado Favorito 2"
"Reino Escondido"
"Ernest et Célestine"
"Saibi"
"Bons de Bico"
"Frozen: Uma Aventura Congelante"
"Khumba"
"The Legend of Sarila" (a lenda de Sarila, em tradução livre)
"Momo e no tegami" (uma carta para Momo, em traução livre)
"Universidade Monstros"
"O Apóstolo"
"Aviões"
"Puella Magi Madoka Magica the Movie Part III: The Rebellion Story" (Puella Magi Madoka Magica o filme parte 3: a história da rebelião, em tradução livre)
"Uma História de Amor e Fúria"
"Os Smurfs 2"
"Turbo"
"Kaze tachinu" (o vento se levanta, em tradução livre)
5 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Com um enredo totalmente brasileiro, mostrando a história do Brasil em meio ao sofrimento do povo que lutava por liberdade, nasce a linda história onde um herói tupinambá corre através dos séculos atrás de seu grande amor. Em minha nada humilde opinião, O MELHOR FILME BRASILEIRO DO SÉCULO!. Digam o que quiser, o fato do filme já ter ganho um premio inédito para o cinema brasileiro só reforça o fato de que o filme é forte candidato não só a vaga na categoria de Melhor Filme de Animação, mas também a forte candidato a vencer essa categoria. Acho que o filme merece um reconhecimento também pela tralha sonora que é repleta de musicalidade brasileira. O triste, é saber que o filme teve pouco mais de 8 mil espectadores e renda de menos de 100 mil reais.
Esse filme realmente é muito bom e cativa o expectador. Assisti pela internet e fiquei empolgado com a qualidade da narrativa e os desenhos. Claro que poderia ser bem melhor e ter usado o 3d, porém como disseram lembra muito o estilo dos X-man, sem contar que contam a história do Brasil de uma maneira muito legal. As cenas que acontecem no futuro e mostram o Rio de Janeiro com o cristo despedaçado e etc, deram um ótimo tom ao filme. Vale a pena!