Topo

"Kubrick não entendia o gênero do terror", afirma David Cronenberg

David Cronenberg, 70, no Festival de Cinema de Toronto de 2013 - Getty Images
David Cronenberg, 70, no Festival de Cinema de Toronto de 2013 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 12h24

O diretor canadense David Cronenberg afirmou que o colega americano Stanley Kubrick, um dos diretores mais cultuados do cinema, falhou ao adaptar para as telonas o livro "O Iluminado", de Stephen King.

De acordo com o jornal "The Guardian", Cronenberg, em entrevista que divulgava a retrospectiva de seu trabalho no Festival de Cinema de Toronto, declarou que Kubrick nunca entendeu direito o que significava um filme de terror.

"Eu acho que eu sou um diretor mais intimista e com mais personalidade do que Kubrick sequer foi. É por isso que eu não acho 'O Iluminado' um bom filme. Ele não entendia o gênero do terror. Eu não acho que ele sabia o que ele estava fazendo. Ele conseguiu transportar para o cinema algumas imagens fortes do livro, mas eu não acredito que ele realmente sentiu o que estava fazendo", afirmou.

Cronenberg ainda complementou que, apesar de Kubrick ser referenciado normalmente como um cineasta de alto nível, ele o considera um diretor com uma diretriz comercial forte. "Acho que ele procurava por coisas que pudessem dar dinheiro. Ele era bem obcecado por isso, de um jeito que eu não sou", concluiu.

O cineasta não foi o único a atacar Kubrick recententemente. Em outubro deste ano, o próprio Steven King criticou a adaptação de "O Iluminado", ao afirmar que o diretor reduziu a mulher do personagem de Jack Nicholson a uma pessoa que "basicamente estava ali para gritar e ser estúpida".

Cronenberg é diretor de filmes como "A Mosca" (1986), "Marcas da Violência" (2005), "Senhores do Crime" (2007) e Cosmópolis (2012).