Topo

Ridley Scott reconstrói na Espanha o Egito de Ramsés e Moisés para "Êxodo"

  • Reprodução/Just Jared

    Imagem do site Just Jared mostra o ator Christian Bale durante as filmagens de "Êxodo", de Ridley Scott, em Almeria, na Espanha, em outubro

Eduardo Graça

Do UOL, na Andaluzia (Espanha)*

23/11/2013 07h00

Christian Bale anda de um lado para o outro, vestido como um nobre do Antigo Egito, mostrando, com movimentos rápidos com os braços, repetidos a cada meio minuto, uma das cenas filmadas recentemente por Ridley Scott em que ele tem de chicotear um escravo. Do outro lado da imensa área erguida no sudeste da árida Andaluzia, Aaron Paul (da série "Breaking Bad"), vestido em trapos, zanza por ruelas com esgoto a céu aberto, entre casas de barro, na miséria do gueto hebreu no século 13 a.C.

Dezenas de cavalos, carruagens, guerreiros hititas e sacerdotes egípcios passeiam por uma área localizada no limite entre as províncias espanholas de Andaluzia e Múrcia, completamente transformada por Hollywood em uma de suas mais impressionantes produções. Cecil B. De Mille, o mago das produções históricas do cinema americano, certamente ficaria enciumado.

O set de “Êxodo”, a nova mega-produção do diretor de “Blade Runner, o Caçador de Andróides”, que recebeu a visita da reportagem do UOL no início de novembro (a reportagem completa você lê aqui nos próximos meses), é de se cair o queixo. Pense em “Gladiador” mais “Robin Hood” --dois dos maiores esforços de reconstituição histórica do diretor britânico-- e multiplique por dois. Inspirado no livro do Antigo Testamento (Bale vive Moisés e Paul encarna Josué, dois icônicos personagens bíblicos), o filme está previsto para estrear nos cinemas em dezembro de 2014.

Pouco ainda se pode revelar da visita detalhada ao Egito Antigo e suas cidades gloriosas, recriadas no barro por Ridley Scott. No elenco se destacam ainda Joel Edgerton, que interpreta o faraó Ramsés, filho dos personagens de John Turturro e Sigourney Weaver, e Ben Kingsley, na pele de um sábio hebreu.

O roteiro leva a assinatura de Steven Zaillan (“A Lista de Schindler”, “O Homem Que Mudou o Jogo”), com auxílio da dupla Bill Collage  e Adam Cooper (“Roubo nas Alturas”). Além das locações na Espanha --entre os cenários da famosa travessia do Mar Vermelho estão as praias das Ilhas Canárias-- o filme terá cenas filmadas em estúdio, em Londres.

A expectativa é que “Êxodo” marque a volta de Scott à boa forma, depois do desastre recente de “Conselheiro do Crime”, um fracasso tanto de crítica quanto de público.

* O repórter viajou a convite da Fox Films