Topo

Câmara de SP aprova em 1ª votação projeto de empresa municipal de cinema

Prefeito Fernando Haddad assina projeto de lei da SPCine durante cerimônia de entrega da proposta à Câmara, em 31 de outubro - Sylvia Masini/Divulgação
Prefeito Fernando Haddad assina projeto de lei da SPCine durante cerimônia de entrega da proposta à Câmara, em 31 de outubro Imagem: Sylvia Masini/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 20h37

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou por unanimidade nesta terça-feira (26), em primeira votação, a criação da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SPCine).

Espelhando-se no que a RioFilme fez pelo Rio de Janeiro, a prefeitura espera que a nova entidade ajude a transformar São Paulo em um polo de criação cinematográfica.

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), a capacidade de mobilizar recursos de incentivos fiscais por produtoras paulistanas foi, nos últimos dez anos, 30% menor do que no Rio de Janeiro.

"São Paulo tem menos de 2% da produção do cinema nacional. Estava na hora de mudar isso", comemorou o vereador Andrea Matarazzo pouco antes da votação do projeto. "Essa agência vai funcionar como uma empresa, isso significa que os recursos obtidos por ela poderão ser revertidos para novas produções", completou.

"Esperamos que o modelo de gestão escolhido permita uma eficiência na gestão, permita uma  parceira com o setor privado, para que São Paulo se torne o grande polo produtor do cinema nacional", emendou Orlando Silva.

Para atingir seus objetivos, a empresa contará com um capital inicial de R$ 25 milhões e poderá celebrar convênios com outras entidades públicas, privadas e estatais, tanto nacionais como internacionais.

O projeto, que foi encaminhado à Câmara pelo prefeito Fernando Haddad no fim de outubro, ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para a sanção do Executivo. A expectativa da prefeitura é já abrir os primeiros editais em 2014.