Topo

"Uma História de Amor e Fúria" vence 1ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN)

Do UOL, em São Paulo

27/11/2013 13h11

"Uma História de Amor e Fúria", dirigido por Luiz Bolognesi, foi eleito pelo público o melhor filme na 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. O festival exibiu 51 títulos brasileiros entre curtas e longas. O cinema montado na Praia do Maceió, ao ar livre, recebeu 10 mil espectadores em cinco noites do evento. Na categoria curta-metragem, o prêmio ficou para "A Navalha do Avô", de Pedro Jorge.

Trailer de "Uma História de Amor e Fúria"

"Uma História de Amor e Fúria" é uma das 19 animações classificadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor animação em 2014. O filme narra o amor entre Janaína (Pitanga) e um guerreiro indígena (Selton Mello) que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.

A animação também conquistou o principal prêmio do Festival de Annecy, na França, considerado como o "Cannes da Animação". Essa foi a primeira vez que uma produção brasileira foi selecionada para a competição.

Mais importante evento do gênero no mundo, o festival acontece desde 1960 e seleciona apenas nove produções para a competição. Neste ano, mais de 2500 desenhos animados foram inscritos no evento.

Trailer de "Uma História de Amor e Fúria"