Topo

Morre aos 40 anos Paul Walker, ator da saga "Velozes e Furiosos"

Do UOL, em São Paulo*

01/12/2013 08h49

O ator Paul Walker, 40, um dos protagonistas da saga de ação "Velozes e Furiosos", morreu neste sábado (30), em um acidente de carro ocorrido em Valencia, na Califórnia, segundo confirmaram seus agentes.

"Lamentamos confirmar que Paul morreu em um trágico acidente de carro durante um evento beneficente para sua organização 'Reach Out Worldwide'", disseram seus agentes na página oficial do ator na rede social Facebook. "Paul era o passageiro em um Porsche (vermelho), de um amigo, no qual ambos perderam as vidas", acrescentaram.

Segundo o departamento de Polícia do condado de Los Angeles, o acidente aconteceu por volta das 15h30 no horário local (21h30 de Brasília). O departamento de polícia de Santa Clarita, onde ocorreu o acidente, disse que a velocidade foi um dos fatores do acidente. 

O Porsche esportivo em que o ator e o amigo Roger Rodas estavam bateu em um poste de luz e em uma árvore, pegando fogo na hora e matando os dois. O evento, do qual Paul participou, aconteceu em uma loja de carros de corrida próxima ao local. Os participantes correram para apagar as chamas com extintores de incêndio, mas sem sucesso.

O ator criou a "Reach Out Worldwide" em 2010, para ajudar  pessoas afetadas por catástrofes naturais. O evento de sábado tinha como objetivo arrecadar fundos para as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas.

Um amigo de Walker, Bill Townsend, disse a agência Associated Press, que o ator estava contente. "Ele estava muito feliz. Estava sorrindo para todo mundo, apenas agradando todas essas pessoas que vieram atender essa caridade. Estava fazendo o que amava, rodeado por amigos e cercado por carros".

"Todos nós da Universal estamos com o coração partido. Paul foi verdadeiramente um dos membros mais queridos e respeitados da nossa família durante 14 anos e esta perda é devastadora para nós, para todos os envolvidos com os filmes 'Velozes e Furiosos' e os inúmeros fãs. Nossos sentimentos e mais sinceros pêsames para a família de Paul", lamentou o estúdio de cinema em um comunicado.

  • Reprodução/Facebook

    Agentes confirmam a morte do ator Paul Walker, vítima de um acidente de carro

Walker filmava atualmente a sétima parte de "Velozes e Furiosos", franquia que lhe deu fama no mundo todo graças a seu papel de Brian O'Conner, um ex-policial envolvido em corridas clandestinas de carros. O longa estava previsto para ser lançado em julho de 2014.

Walker estava de folga das filmagens por causa do feriado do Dia de Ação de Graças.

Depois de filmar em Atlanta, a equipe devia viajar para Abu Dhabi em janeiro, segundo informação do site "The Hollywood Reporter".

Entre os filmes inéditos de Paul estão “Brick Mansions”, “Vehicle 19”e “Hours”, um drama que retrata os dias do furacão Katrina. O lançamento ocorreria em 13 de dezembro.

A famosa saga automobilística arrecadou quase US$ 2,4 bilhões nas bilheterias de todo o mundo. Um recorde na história dos estúdios Universal.

Paul deixa uma filha, Meadow de 15 anos.

Trajetória

Paul ganhou fama ao participar dos seis blockbusters de ação, começando com o primeiro filme em 2001. O loiro, de olhos azuis de Los Angeles, trouxe da Califórnia seu charme de surfista nativo para série de corridas clandestinas.

Filho de uma modelo e de um empreiteiro, Walker cresceu em uma casa de trabalhadores, em uma família mórmon em Glendale, na Califórnia. O mais velho de cinco irmãos, a mãe de Paul começou a levá-lo para testes de modelo ainda bebê.

  • Reprodução/Facebook

    "Irmão, eu sentirei muito a sua falta. Estou absolutamente sem palavras. O paraíso ganhou um novo anjo. Descanse em paz", escreveu o ator Vin Diesel, ao se despedir do amigo Paul Walker

Seu primeiro comercial foi para promover a marca Pampers, quando ele tinha apenas dois anos. Logo depois, participou de programas como "Highway to Heaven", 1985-86 ("O homem que Veio do Céu") e "Touched by an Angel" ("Toque de um Anjo" - 1996).

Em entrevistas, o ator declarou que começou cedo na carreira artística para ajudar no sustento de sua família.

Paul fez sua estreia no cinema na comédia “Os irmãos Id & Ota” (1998)". Participou também dos longas "A Vida em Preto E Branco" (1998), "Varsity Blues" (1999) e  "A Conquista da Honra" (2006).

Sua atuação no thriller "Sociedade Secreta" (2000) chamou a atenção do produtor Neal H. Moritz, que o escalou em "Velozes e Furiosos", como o policial disfarçado Brian O'Conner. Filme adaptado de um artigo da revista “Vibe”, sobre corridas de rua clandestinas, o filme se tornou um sucesso inesperado.

Na seqüência, em "Velozes e Furiosos 2", Walker teve um papel mais central, já que o ator Vin Diesel, o protagonista, ficou de fora deste longa.

Walker estrelou outros filmes, incluindo o thriller policial "No Rastro da Bala" (2006), a aventura na Antártida "Resgate Abaixo de Zero" e o filme de assalto "Ladrões” (2010).  Apesar de sua trajetória no cinema não causar tanto impacto quanto a sua participação na sequência "Velozes e Furiosos", Paul ganhou elogios de seus colegas de elenco e diretores, sendo intitulado como “bondoso e ansioso”.

*Com agências internacionais