Topo

"Entre Vales" e "O Lobo Atrás da Porta" serão exibidos em Paulínia

Cena de "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra - Divulgação
Cena de "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 19h11

A quinta edição do Festival de Cinema de Paulínia, que será realizado de 11 a 14 de dezembro na cidade do interior de São Paulo, terá a exibição de filmes nacionais ainda inéditos no circuito comercial, como "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra e "Entre Vales", de Philippe Barcinski. Ambas as sessões terão as presenças dos diretores e elenco dos longas.

A cerimônia de abertura do festival, na quarta-feira (11), será seguida da exibição de "Confia em Mim", de Michel Tikhomiroff, também com a presença de diretor e atores.

Além dos filmes que ainda não estrearam, o festival vai exibir "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, e "Serra Pelada", de Heitor Dhalia.

O festival contará também com workshops --três deles sobre efeitos especiais, incluindo uma oficina com Mark Dippé, que trabalhou nos departamentos de efeitos visuais de filmes como "Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros" e "Ghost - Do Outro Lado da Vida", sobre os bastidores de produções precursoras da era digital (confira a programação completa abaixo).

O festival de cinema da cidade, que fica a 102 km de distância de São Paulo, havia sido cancelado em 2012 pela prefeitura.

A responsável pela mostra é a recém-empossada secretária de Cultura da cidade, Mônica Trigo, que assumiu o cargo há pouco mais de quatro meses e anunciou que resgataria o polo de cinema e transformaria sua consolidação em principal meta de sua gestão.

"Vamos dar ao projeto nova roupagem para que se estabeleça como uma política permanente", disse a secretária ao UOL no início de novembro, depois de, em setembro, anunciar um acordo de cooperação federativa entre Governo Federal e Ministério da Cultura de adesão ao SNC (Sistema Nacional da Cultura).

 Em conjunto com a volta do festival, haverá também a reativação de estúdios de gravação, teatro, escola e escritório de captação de projetos --tudo interrompido em 2012 quando o então prefeito José Pavan Júnior (PSB) decidiu investir a verba de R$ 10 milhões em projetos sociais.

Hollywood brasileira

Idealizada para ser a "Hollywood brasileira", estima-se que cerca de R$ 490 milhões já tenham sido gastos no polo de Paulínia, desde a década de 1990, quando as obras começaram. Os recursos são oriundos dos royalties do petróleo.

Entretanto, um imbróglio político interrompeu as atividades do complexo, que possui estúdios de gravação, teatro, escola, escritório de captação de projetos e um restaurante. O projeto foi criado pelo ex-prefeito, Edson Moura (PMDB), que elegeu o filho Edson Moura Júnior (PMDB), na eleição de 2012, como manobra para escapar da Lei da Ficha Limpa.

Moura disputou a eleição por força de uma liminar a seu favor, mas já havia sido condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa.

Depois de recorrer na justiça, quem acabou ocupando o cargo na ocasião foi o segundo colocado em Paulínia, José Pavan Junior (PSB). Em abril passado, Pavan que já havia abandonado a estrutura do polo e interrompido editais, cancelou o festival de cinema da cidade.

Em julho deste ano, porém, por decisão do TSE, Moura Junior assumiu o cargo e anunciou a intenção de retomar o projeto do polo.

Veja a programação completa:

Dia 11 de dezembro, quarta-feira

19h: Cerimônia de Abertura V Paulínia Film Festival
Theatro Municipal Paulo Gracindo
       
20h: exibição do longa-metragem CONFIA EM MIM (presenças confirmadas do diretor e elenco)
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo
Brasil, 2013, XX min
Direção: Michel Tikhomiroff
Elenco: Antonio Saboia, Bruno Giordano, Fernanda D`Umbra, Fernanda Machado, Geraldo Rodrigues, Mateus Solano
Sinopse: Mari, uma promissora chef de cozinha talentosa e insegura, envolve-se com o carismático empresário Caio, que propõe sociedade em um restaurante. O conto de fadas chega ao fim quando, pouco antes da abertura da casa, um estelionatário some com o dinheiro que Mari havia pedido à mãe.
Distribuição: Dowtown Filmes / Paris Filmes

22h: Coquetel de abertura
Local: Estúdios Paulínia

Dia 12 de dezembro, quinta-feira

11h – 13h: Workshop: A Experiência do Pólo Cinematográfico de Paulínia
Local: Auditório Carlos Tontoli - Paço Municipal

14h – 16h: Mostra Infantojuvenil Stop Motion
Exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Stop Motion de Paulínia seguida do longa-metragem UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo
Brasil, 2012, 74 min
Direção: Luiz Bolognesi
Sinopse: A história narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão.
Distribuição: Europa Filmes

15h – 17h: Workshop: Processo Criativo em efeitos especiais para cinema
Apresentação de making of de efeitos visuais em computação gráfica (vfx) produzidos para os filmes mais recentes, como Homem-Aranha, Branca de Neve, Oblivion, etc.
Exibição de artes conceituais, matte painting e storyboards para a produção de filmes e as necessidades de conceito, direção de arte e desenvolvimento da história e como eles funcionam juntos.
Como criar o seu próprio estilo e onde buscar inspiração e assim construir um portfólio de sucesso.
Local: Top Cine Plex – Paulínia Shopping

19h: Homenagens aos profissionais premiados nas edições anteriores
Theatro Municipal Paulo Gracindo

20h: exibição do longa-metragem ENTRE VALES (presenças confirmadas do diretor e elenco)
Theatro Municipal Paulo Gracindo
Brasil, 2012, 80 min
Direção: Philippe Barcinski
Elenco: Ângelo Antônio, Daniel Hendler, Inês Peixoto, Matheus Restiffe, Melissa Vettore
Sinopse: Vicente é economista, pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida da outra o levam a assumir uma outra identidade, passando a viver em um lixão, ao lado de outros catadores.
Distribuição: Europa Filmes

Dia 13 de dezembro, sexta-feira

11h – 13h: Workshop: Pólos de Cinema  - relatos de experiências fora do país
Local: Auditório Carlos Tontoli – Paço Municipal

14h– 16h: Mostra Infantojuvenil Stop Motion
Exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Stop Motion de Paulínia e do longa-metragem UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo

15h – 17h: Workshop: Trabalhando com Holywood
Convidado: Carlos Arguello
Um dos pioneiros na criação de imagens de computador para a nova indústria de entretenimento, Carlos continua a abrir caminhos de inovação com a sua própria empresa, STUDIO C. Seu desenvolvimento profissional levou-o a reunir jovens de diversos lugares e inserí-los com sucesso no mundo desafiante dos efeitos especiais de grandes produções de Hollywood.
Local: Top Cine Plex – Paulínia Shopping

19h: Homenagens aos profissionais premiados nas edições anteriores
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo

20h: exibição do longa-metragem O LOBO ATRÁS DA PORTA (presenças confirmadas do diretor e elenco)
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo
Brasil, 2013, 100 min.
Direção: Fernando Coimbra
Elenco: Antonio Saboia, Fabiula Nascimento, Juliano Cazarré, Leandra Leal, Milhem Cortaz, Tamara Taxman, Thalita Carauta
Sinopse: Depos que uma criança é raptada, três pessoas envolvidas no caso são interrogados na delegacia. Sylvia e Bernardo são os pais da vítima. Rosa é a principal suspeita e amante de Bernardo. Os três prestam depoimentos contraditórios e, aos poucos, nos levam aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens conturbados.
Distribuição: Imagem Filmes

Dia 14 de dezembro, sábado

11h – 13h: Workshop: Co produção e conteúdos de TV
Local: Auditório Carlos Tontoli – Paço Municipal

15h – 17h: Workshop: De Jurassic Park à Garfield
Convidado: Mark Dipeé
Mark, diretor americano e supervisor de efeitos especiais, mostrará os bastidores de filmes precursores da era digital, de Jurassic Park à Garfield: Um Super-Herói Animal,  explicando todo o processo de direção.
Local: Top Cine Plex – Paulínia Shopping

19h: Homenagens aos profissionais premiados nas edições anteriores
Theatro Municipal Paulo Gracindo

20h: exibição do longa-metragem SERRA PELADA (presenças confirmadas do diretor e elenco)
Local: Theatro Municipal Paulo Gracindo

Obs: Haverá tradução simultânea nas mesas com profissionais estrangeiros.