Topo

"Gravidade" e "Capitão Phillips" estão entre top 10 de instituto americano

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 18h21

O Instituto Americano de Cinema (AFI, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira (9) sua lista dos dez melhores filmes do ano, que inclui "Gravidade", de Alfoson Cuarón, e "Capitão Phillips", de Paul Greengrass.

"O Lobo de Wall Street", de Martin Scorcese, e "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", de Ethan e Joel Coen, também estão na lista, que não coloca os filmes numa ordem definida, afirmando apenas que esses foram os trabalhos "representativos cultural e artisticamente das mais significativas conquistas do ano na arte da imagem em movimento".

A lista, que serve como um prenuncio das produções que devem ser destaque no Oscar, traz também "12 Years a Slave", de Steve McQueen, "Ela", de Spike Jonze e "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", de John Lee Hancock. "Fruitvale Station: A Última Parada", de Ryan Coogler, "Nebraska", de Alexander Payne e ""Trapaça", de David O. Russell", completam o ranking.

De acordo com o presidente da AFI, Bob Gazzale, a lista serve para honrar contadores de historia "não como competidores, mas como uma comunidade", segundo informou o site da revista "Variety".

Veja os 10 filmes escolhidos em ordem alfabética:

"12 Years a Slave", de Steve McQueen
"Capitão Phillips", de Paul Greengrass
"Ela", de Spike Jonze
"Fruitvale Station: A Última Parada", de Ryan Coogler
"Gravidade", de Alfonso Cuarón
"Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", de Ethan e Joel Coen
"O Lobo de Wall Street", de Martin Scorcese
"Nebraska", de Alexander Payne
"Trapaça", de David O. Russell
"Walt nos Bastidores de Mary Poppins", de John Lee Hancock