Topo

Após saída de Sacha Cohen, ator de "007" será Freddie Mercury em filme

Ben Whishaw, um dos mais novos do elenco de "007 - Operação Skyfall", compareceu à pré-estreia do filme em Londres (23/10/12) - Reuters
Ben Whishaw, um dos mais novos do elenco de "007 - Operação Skyfall", compareceu à pré-estreia do filme em Londres (23/10/12) Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/12/2013 09h54

O ator Ben Whishaw, de "Perfume - A História de Um Assassino" e 007: Operação Skyfall", será Freddie Mercury na cinebiografia do líder do Queen, que morreu em 1991 com apenas 45 anos. Em outubro deste ano, o baterista do grupo, Roger Taylor, havia dito que Wishaw era seu favorito para interpretar o papel após a saída de Sacha Baron Cohen do projeto.

Cohen deixou o projeto alegando "diferenças criativas". De acordo com o site Deadline, os integrantes do Queen queriam um filme "limpo", livre para adultos e adolescentes, enquanto Cohen queria um filme mais "pesado", centrado na homossexualidade de Mercury.

Com roteiro de Peter Morgan, responsável por "A Rainha", e direção de Dexter Fletcher, o filme retrata a formação do Queen nos anos 70 e termina com o lendário show Live Aid, em julho de 1985, em Londres. O concerto, organizado com o objetivo de arrecadar fundos para a Etiópia, contou com uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas.

Sexualidade do protagonista

Em agosto deste ano, Whishaw enviou um comunicado à imprensa revelando ser gay. "Ben nunca escondeu sua sexualidade, mas como muitos atores, ele prefere não entrar em detalhes sobre esse assunto. Devido à especulação, posso afirmar que Ben e Mark estão casados desde agosto de 2012", disse o assessor do ator referindo-se ao parceiro de Ben, o músico Mark Bradshaw.

Mercury, que evitava falar sobre sua intimidade, revelou ser bissexual apenas um dia antes de sua morte, em decorrência de complicações causadas pelo HIV. Em uma entrevista de 1974 para o site NME, quando foi questionado diretamente sobre sua sexualidade, Mercury respondeu que "houve uma época em que ele era jovem e desprotegido", e que teve sua "cota de humilhações escolares", deixando implícito que ser gay lhe levou a ser discriminado por seus colegas de escola.

007 - Operação Skyfall

No 23º filme da série, Whishaw assumiu o personagem Q, num papel que já foi dos atores Desmond Llewelyn e John Cleese em filmes anteriores do agente James Bond. Q, um especialista em armamentos que concebe um equipamento supersecreto que ajuda o agente 007 a localizar vilões, sempre foi um dos personagens mais queridos pelo público nos filmes da série.