Topo

Crítico da "Variety" cita "O Som ao Redor" entre dez melhores filmes do ano

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 20h00

Na corrida por uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, "O Som ao Redor", de Kléber Mendonça Filho, ganhou mais um admirador: o crítico Peter Debruge, da "Variety", uma das principais publicação sobre a indústria do entretenimento nos Estados Unidos.

Debruge colocou a produção brasileira em nono lugar em sua lista de melhores filmes do ano, encabeçada por "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", dos irmãos Coen, que só deve estrear no Brasil em fevereiro de 2014.

Crítico-chefe de cinema internacional na "Variety", escreveu que "O Som ao Redor" é uma "estreia magistral". "Combinando as preocupações morais do falecido Krzysztof Kieslowski com a pegada de suspense de John Carpenter, Mendonça apresenta tensões cotidianas com que nos identificamos sob uma nova luz etérea", disse.

Na lista de Debruge, o filme brasileiro ficou à frente de produções como "Blue Jasmine", de Woody Allen, e "Gravidade", de Alfonso Cuarón.

No fim de 2012, antes de estrear oficialmente nos EUA, "O Som ao Redor" já havia entrado no "top 10" do crítico A.O. Scott, do "The New York Times".

Mendonça acaba de voltar dos Estados Unidos, onde fez campanha pelo filme entre os votantes do Oscar, com exibições e debates.