Topo

James Cameron anuncia que filmará sequências de "Avatar" na Nova Zelândia

Diretor disse que espera que os filmes sejam lançados a partir de dezembro de 2016 - Reprodução
Diretor disse que espera que os filmes sejam lançados a partir de dezembro de 2016 Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio*

16/12/2013 00h04

James Cameron vai fazer os três próximos filmes “Avatar” para a 20th Century Fox na Nova Zelândia. As informações são do site da revista “Variety”. O diretor disse que espera que os filmes sejam lançados em dezembro, o primeiro no último mês de 2016, e os outros dois em dezembro de 2017 e 2018.

O "Avatar" original, que estreou em 2009, foi filmado parcialmente na Nova Zelândia e os efeitos especiais, premiados com o Oscar, foram realizados pela empresa neozelandesa Weta Digital, conhecida por seus trabalhos com Peter Jackson, o diretor das trilogias "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

O cineasta fez o anúncio em uma conferência para a imprensa na Nova Zelândia, que contou com a presença do primeiro-ministro John Key.

Os três filmes vão gastar pelo menos 413 milhões de dólares, segundo estimam autoridades. A decisão segue um movimento recente do governo da Nova Zelândia para aumentar os impostos da indústria cinematográfica em até 25%, de 15%, a partir de 1º de abril.

"As sequências de ‘Avatar’ irão fornecer centenas de empregos e milhares de horas de trabalho diretamente ao setor de cinema, bem como trabalhos em toda a economia", disse o ministro do Desenvolvimento Econômico Steven Joyce, em comunicado.

Além do maior subsídio, que deve chegar a 25% do orçamento dos novos filmes, Cameron disse que a Nova Zelândia oferece equipes de produção altamente especializadas, assim como efeitos especiais de melhor qualidade.

"Já trabalhei com equipes de todo o mundo, várias nos Estados Unidos e Canadá, mas não você não encontra a mesma faísca", declarou.

*Com informações da AFP