Topo

Novo filme de Scorsese é alvo da Peta por cena de chimpanzé com DiCaprio

Do UOL, em São Paulo

17/12/2013 10h34

"O Lobo de Wall Street", novo filme de Martin Scorsese, virou alvo da Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), pelo uso de um chimpanzé em uma das cenas do longa que deve chegar no Brasil no dia 24 de janeiro.

O animal pode ser visto no trailer oficial do filme no colo de Leonardo DiCaprio usando uma camisa, calça e um par de patins. Segundo a instituição que atua em defesa dos animais, o chimpanzé do filme pertence a uma família, Rosaires, famosa por viajar pelo país com seu circo, que tem como atração macacos adestrados. A família é acusada de maltratar os animais ao, por exemplo, envolver o pescoço dos bichos com uma corda para evitar que eles machuquem os espectadores.

Ainda segundo a Peta, a produção de Scorsese não contratou um adestrador especializado em macacos para atuar no set de filmagens. "Nós enviamos a DiCaprio um vídeo, narrado por Anjelica Huston, que detalha como os chimpanzés e outros macacos usados para o entretenimento são tirados de suas mães logo após o nascimento, causando danos psicológicos irreversíveis".

A organização ainda diz em seu site oficial que o ator, "apesar de ser visto como alguém que se preocupa com o meio-ambiente, não fez nada para que a cena fosse removida e não respondeu ao apelo".

Outros dois filmes recentes foram alvo de críticas da Peta: "Amanhecer- Parte 2" e "O Hobbit". Segundo a instituição, a produção da saga "Crepúsculo" usou lobos para animar a festa de produção do filme. Também alegou que muitos animais usados em "O Hobbit" morreram por tratamento inadequado. A equipe de Peter Jackson, no entanto, negou as acusações.