Topo

Shia Labeouf quer indenizar cartunista que o acusa de plágio, diz site

Shia LaBeouf  - AP
Shia LaBeouf Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

18/12/2013 12h40

Após pedir desculpar por fazer um curta baseado na HQ de Daniel Clowes e não dar o devido crédito, Shia Labeouf quer fazer a coisa certa e estabelecer um acordo financeiro com o cartunista. As informações são do site The Wrap que entrevistou "uma pessoa próxima à situação".

A polêmica toda começou com o lançamento do primeiro curta-metragem do ator, "HowardCantour. com", que traz semelhanças gritantes com a HQ "Justin M. Damiano". Em sua página no Twitter, Labeouf se desculpou e admitiu as semelhanças.

"Na minha empolgação e ingenuidade de cineasta amador, me perdi no processo criativo e fui negligente na hora de dar os devidos créditos", disse ele, por meio de sua página oficial no Twitter. "Eu ferrei com tudo." Ele diz que não quis copiar o trabalho, mas que se inspirou na HQ.

Em nenhum lugar dos créditos de "HowardCantour. com" Labeouf menciona o trabalho de Clowes. Eric Reynolds, editor de longa data do cartunista, havia chamado o ator de "ladrão sem vergonha".

"HowardCantour. com" traz a história do crítico de cinema interpretado por Jim Gaffigan, que é bastante semelhante ao personagem que intitula a obra de Clowes. Em entrevista ao "Buzzfeed", Clowes comenta que ficou chocado ao ver como "Labeouf  se valeu descaradamente do roteiro e de diversos aspectos visuais de um trabalho pessoal que fiz seis ou sete anos atrás para vender como uma obra própria". "Não consigo imaginar o que passou pela cabeça dele", disse. Segundo a publicação norte-americana, o filme inclusive se vale de algumas falas da HQ.

Plágio até no pedido de desculpas

O curioso é que, como pontua o site "Buzzfeed", Labeouf  parece ter pedido uma ajuda ao Google e ter se valido de plágio inclusive em seu pedido de desculpas.

Em um post de quatro anos atrás no "Yahoo! Answers", uma internauta comenta que "meramente copiar não integra parte do processo criativo, apesar de ser útil para treinar e praticar. Se inspirar na ideia de outra pessoa para produzir algo novo e diferente É o processo criativo".

Em um dos tweets, o ator escreveu exatamente: "copiar não integra parte do processo criativo. Se inspirar na ideia de outra pessoa para produzir algo novo e diferente É processo criativo". E complementou: "Me sinto constrangido por ter falhado ao creditar Daniel Clowes por seu trabalho com 'Justin M. Damiano', que me serviu como inspiração".