Topo

Equipe de "Hora de Viajar" usou voz de Disney em curtas antigos do Mickey

Mario Barra

Do UOL, em Anaheim (EUA)*

02/01/2014 16h55

Divulgado inicialmente como um curta perdido do Mickey dublado por seu criador, Walt Disney, "Hora de Viajar!" acabou revelando-se uma nova produção, feita pela equipe da Disney Animations seguindo o estilo dos primórdios das animações do estúdio, usando gravações antigas da voz de Disney.

Em entrevista em vídeo (assista acima), a produtora Dorothy McKim conta como foi possível: "Desde o começo, Lauren [MacMullan, diretora] queria usar a voz de Walt. Nosso editor pegou todos os curtas de 1928 até mais ou menos 1943 e extraímos todos os diálogos que ele fez. Mas percebemos que naquela época tudo era gravado em um único canal na própria película, todo diálogo e música. Então trabalhamos com uma empresa externa, que ajudou a separar isso para podermos usar".

"Mostramos um pouco disso para o John [Lasseter, diretor criativo da Disney Animations] e ele adorou a ideia de usarmos a voz de Walt. Então foi tomada a decisão de usar a voz de Walt em tudo e tivemos que voltar e reescrever algumas coisas, porque o Mickey não falava muito naquela época", completa a diretora Lauren MacMullan.

Outro desafio enfrentado pela equipe foi juntar as computação gráfica às técnicas de desenho animado em 2D. "Foi uma grande colaboração entre os desenhistas e os animadores de computação gráfica para trazer o legado dos desenhistas para o curta, junto com a animação digital, mas também manter a integridade do Mickey de 1928 no digital", conta McKim.

"Hora de Viajar!" chega aos cinemas junto com o longa "Frozen", que estreia nesta sexta (3), e concorre a uma indicação ao Oscar de curta-metragem de animação.

Assista à entrevista completa no topo da página.

* O jornalista viajou a convite da Disney.