Topo

Copa do Mundo de 2014 no Brasil muda calendário de lançamentos de cinema

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 19h10

Com o Brasil ganhando cada vez mais importância no mercado mundial de cinema, os grandes estúdios de Hollywood estão olhando com atenção para o país neste ano de Copa do Mundo de Futebol.

Segundo o site especializado em cinema Deadline.com, os jogos do mundial devem afetar o calendário de lançamentos norte-americanos entre 12 de junho e 13 de julho, dois meses da alta temporada para o cinema norte-americano, que corresponde ao verão do Hemisfério Norte.

Trailer de "Planeta dos Macacos: O Confronto"

"Todo mundo está evitando a Copa do Mundo de qualquer maneira...", disse um executivo de estúdio ao site. "Há muitos jogos durante o dia, isto é muito ruim para a Europa, com os jogos principais ocorrendo às oito da noite, no horário local. Todo mundo tirou seus filmes dessas datas".

Não exatamente "todo mundo", já que "Transformers: A Era da Extinção", da Paramount, começa a ser exibido na Europa a partir de 25 de junho, apesar de apenas chegar à América Latina e ao sul da Europa depois do fim da Copa.

"Planeta dos Macacos: O Confronto", da Fox, estreia em 11 de junho nos Estados Unidos, mas apenas mais tarde no resto do mundo.

"O Destino de Júpiter", da Warner, chega às telas norte-americanas em 18 de julho e só depois a outros países, bem depois da "febre" da Copa do Mundo.

"A Copa do Mundo dificulta as coisas ... Mas estamos todos tão acostumados que todos fazem planos para contornar isso", diz um executivo.

Trailer legendado de "O Destino de Júpiter"