Topo

Reabertura do Belas Artes levará "eixo cultural" para a região, diz gestor

Movimentação em frente ao Belas Artes no último dia de funcionamento do cinema, em março de 2011 - Zanone Fraissat/Folhapress
Movimentação em frente ao Belas Artes no último dia de funcionamento do cinema, em março de 2011 Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

18/01/2014 05h00

O gestor do Cine Belas Artes, André Sturm, disse nesta sexta-feira (17) que a reabertura do cinema, prevista para ocorrer até o meio do ano, propiciará o surgimento de um "eixo cultural" na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista.

Além da reabertura do cinema, que ocorrerá com patrocínio da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Prefeitura, a passarela subterrânea que liga o Belas Artes ao Bar Riviera, localizado do outro lado da rua e reinaugurado recentemente, será revitalizada.

Sturm disse que também há a previsão de fazer parcerias com o Riviera, tradicional bar paulistano que foi inaugurado em 1949, mas ficou fechado de 2006 até setembro do ano passado.

"A gente [eu e os donos do Riviera] teve uma conversa um tempo atrás, então com certeza a gente vai fazer parceria com eles. Eles são grande animadores culturais", disse ao UOL. Os atuais proprietários do Riviera são o chef Alex Atala e o empresário da noite Facundo Guerra.

De acordo com Sturm, as negociações com o proprietário do edifício e a Caixa estão "muito bem encaminhadas", mas o contrato ainda não foi assinado, o que deve ocorrer até o final de janeiro. A Caixa e a prefeitura deverão ter espaços de publicidade dentro do cinema.

Ainda segundo o gestor do cinema, que também é diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som), o edifício não precisará passar por reforma --a estrutura interna do prédio, incluindo as salas, foram mantidas. "Vai precisar de uma revitalização, pois o local está há três anos fechado", disse.

Inaugurado em 1943 com o nome de Cine Ritz, o espaço encerrou as atividades em 17 de março de 2011, após perda de patrocínio e aumento do valor do aluguel do imóvel.

Tombamento

Em outubro de 2012, O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, aprovou o tombamento do cinema, localizado na capital paulista.

Com a decisão, nenhuma alteração na fachada do imóvel do antigo cinema localizado na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista pode ser feita sem autorização prévia.