Topo

George Clooney diz que França deveria devolver Mona Lisa à Itália

Do UOL, de São Paulo

14/02/2014 09h47

O ator e diretor George Clooney afirmou que a França deveria devolver a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, à Itália, publicou o site da revista “The Hollywood Reporter”. Os comentários foram feitos durante uma entrevista coletiva do filme “Caçadores de Obras-Primas”, em Milão, na qual o elenco posou em frente ao quadro "A Última Ceia”, também do artista italiano.

Adquirida pelo rei francês Francisco I logo após sua conclusão, por volta de 1518, a Mona Lisa está no Museu do Louvre, em Paris, desde desde 1787. O quadro, o mais famoso do mundo, só foi mostrado na Itália uma vez, em 1913, quando foi roubado por um patriota italiano.

Autoridades italianas já pediram algumas vezes o retorno da pintura. Mais recentemente, em 2012, pouco antes do 100º aniversário de seu retorno à França. Os franceses afirmam, porém, que a pintura é muito delicada para ser removida do museu. As declarações do ator podem reascender o debate.

Na semana passada, Clooney já havia provocado polêmica ao dizer que o Reino Unido deveria devolver à Grécia os mármores do Partenon, abrigadas pelo Museu Britânico, em Londres. As esculturas estão no país desde 1806.

Em “Caçadores de Obras-Primas”, uma unidade composta por sete diretores, curadores e historiadores, é encarregada pelos aliados da Segunda Guerra Mundial de encontrar obras de arte atrás das linhas inimigas para devolvê-las aos seus donos.

Clooney dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme, que é baseado no livro de Robert M. Edsel "The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History".

Entre outras estrelas, Jean Dujardin, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett e John Goodman dão o ar da graça nas telas. Filmado na Alemanha, deve estrear nos Estados Unidos em 7 de fevereiro. No Brasil, o longa estreia nesta sexta (14).