Topo

Morgan Freeman minimiza polêmica sobre personagens negros da Lego

James Cimino

Do UOL, em Carlsbad (EUA)

14/02/2014 05h00

O ator Morgan Freeman, que dubla o mago Vitruvius no filme “Uma Aventura Lego”, minimizou o fato de seu personagem ser o único boneco negro do filme.

Em entrevista ao UOL no parque Legoland, na Califórnia, o ator disse, em tom pouco simpático: “Há Legos verdes, vermelhos, azuis, amarelos. E daí?”

Em seguida, porém, afirmou ter percebido sim, mas que isso é comum em todos os filmes de que ele participa.

A polêmica sobre a falta de bonecos afrodescendentes na linha de brinquedos da Lego foi levantada em 2011 por uma criança de dez anos.

O menino irlandês Calbhach Harte O 'Reilly disse na época ter percebido pela primeira vez que os poucos bonecos negros em sua coleção Lego pareciam ser personagens como zumbis ou “estereótipos” depois de conhecer seu irmão adotivo, Timaru, vindo da Etiópia.

“Acho cruel que só haja personagens como canibais, zumbis e torturadores como negros”, disse o menino ao jornal “The Voice”.

  • Divulgação/Warner

    Vitruvius, personagem dublado por Morgan Freeman, é o único boneco negro do filme

Em resposta ao garoto, a Lego disse que a maioria de seus personagens tem a cor amarela porque ela é uma cor neutra.

“Acreditamos que a cor da pele não é importante, então fazemos os nossos personagens sempre em uma cor neutra (o amarelo). Quando mudamos é para fazer o boneco se parecer com a pessoa real que o inspirou”, disse uma porta-voz da empresa em carta resposta ao menino.

Calbach, no entanto, não ficou convencido. "Se a cor não é importante para eles, por que todas as figuras negras são zumbis ou jogadores de basquete? Não importa se eles estão copiando um filme. Eles devem evoluir com os tempos", disse ele.

Na entrevista de Freeman, cujo vídeo está no topo dessa reportagem, o ator também comenta a morte de Nelson Mandela, a quem interpretou no cinema, e como sua voz grave se tornou um atrativo para dublar personagens.

“Eu tenho essa reputação, que me envolve como uma mortalha, sobre esse lance da voz grave. Então toda vez que eles querem alguém de voz grave, me chamam.”