Topo

Festival É Tudo Verdade tem homenagem a Coutinho e filme sobre Dominguinhos

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 12h38

Em sua 19ª edição, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade traz 77 títulos de 26 países para São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Belo Horizonte.

Confira as datas:

São Paulo: de 03 a 13 de abril.
Rio de Janeiro: de 04 a 13 de abril
Campinas: de 22 a 24 de abril.
Brasília: de 30 de abril e 04 de maio.
Belo Horizonte: de 24 a 27 de julho.

Em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), o festival faz uma homenagem a Eduardo Coutinho, cineasta morto em fevereiro deste ano, com a exibição de "Sobreviventes de Galileia", que mostra o retorno de Coutinho a Galileia quase 30 anos após o lançamento de "Cabra Marcado para Morrer" e, de "A Família de Elizabeth Teixeira", que mostra a personagem central de "Cabra" agora com 88 anos. Os dois filmes, realizados como extras para a edição em DVD de “Cabra Marcado para Morrer” que será lançado pelo IMS em 29 de março, serão exibidos pela primeira vez em São Paulo.

A competição nacional traz "Dominguinhos", documentário de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, que faz um retrato do sanfoneiro com imagens raras de arquivo. Já "Democracia em Preto e Branco" mostra como a Democracia Corinthiana colaborou no processo de redemocratização brasileira nos anos 1980.

Na competição internacional, "A Mentira de Armstrong" traz um documentário que estava praticamente encerrado quando o ciclista foi banido das competições pela comprovação de uso de doping. "Ai Weiwei - O Caso Falso" examina os métodos pelos quais o artista chinês lida com as restrições impostas pelo governo do seu país.

Helena Solberg é homenageada com a retrospectiva brasileira do ano, incluindo seus primeiros curtas-metragens e sua produção documental. Serão apresentados 8 de seus filmes.

A Retrospectiva Internacional apresenta a obra documental de Shohei Imamura (1926-2006), considerado um dos mais importantes cineastas japoneses. Vencedor da Palma de Ouro por duas vezes, com os filmes “A Balada de Narayama” (1983) e “A Enguia” (1997), Imamura se dedicou ao documentário entre 1967 e 1975, utilizando o gênero para mostrar a opressão social, personagens marginais e as marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Seis filmes serão exibidos, incluindo seu primeiro documentário, “Um Homem Desaparece”, de 1967, que investiga o desaparecimento de um noivo, .

Confira os filme da programação: 

COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS

"Bernardes", de Gustavo Gama e Paulo Barros (RJ, 91 min., 2013).
Um retrato pioneiro do arquiteto carioca Sergio Bernardes (1919-2002), um dos mestres da arquitetura brasileira moderna, cujo reconhecimento foi ofuscado por sua decisão de trabalhar para a ditadura militar.

"Democracia em preto e branco", de Pedro Asbeg (RJ, 82 min., 2014).
A colaboração entre a Democracia Corinthiana, liderada por Sócrates, Vladimir, Casagrande e Zenon, e o Rock BR, de Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Ultraje a Rigor, para o processo de redemocratização brasileira no ocaso da ditadura militar durante os anos 1980.

"Dominguinhos", de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar (SP, 84 min., 2014).
Retrato do sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013), cuja música revive em raras imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.

"Homem Comum", de Carlos Nader (SP, 110 min., 2014).
Ao longo de quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro Nilson de Paula e sua família. Durante esse período, a vida de Nilson se transforma quando ele adoece.

"O mercado de notícias", de Jorge Furtado (RS, 94 min., 2014).
Jornalistas de várias gerações discutem os dilemas quanto à seleção e enfoque de seus temas e a resistência da mídia em aceitar-se como um agente político.

"Por Um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados", de Leonardo Dourado (RJ, 81min., 2014).
Cerca de 200 milhões de imigrantes saem de seus países anualmente, enviando para suas casas cerca de US$ 400 bilhões. O retrato de três famílias, dá rosto a essa complexa estatística.

"Triunfo", de Caue Angeli e Hernani Ramos (SP, 84 min., 2014).
A música negra e a luta pelos direitos civis dos EUA nos anos 1960 e 1970, inspiraram desde cedo o pernambucano Nelson Triunfo, que viria a ser considerado o pai do hip hop no Brasil.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS

"Jasmine", de Alain Ughetto (França, 70 min., 2013).
Neste relato pessoal, o animador e documentarista francês Alain Ughetto reconta seu romance do passado com a iraniana Jasmine.

"Ai Weiwei - O Caso Falso", de Andreas Johnsen (Dinamarca, 86 min., 2013).
Acompanhando Ai Weiwei por mais de um ano, após sua detenção por três meses, o filme examina os métodos pelos quais o artista lida com as restrições impostas pelo governo.
Seleção oficial IDFA- 2013.

"Normalização", de Robert Kirchhoff (Eslováquia e República Tcheca, 100 min., 2013).
Este documentário levou oito anos para levantar as contradições do assassinato da estudante de 19 anos, Ludmila Cervanova, numa pequena cidade da Eslováquia ocidental, em 1976.
Seleção oficial IDFF Jihlava 2013 e DOK Leipzig 2013.

"Rio de Pedra", de Giovanni Donfrancesco (Itália e França, 88 min., 2013).
O projeto Federal Writer’s, do governo Roosevelt, utilizou escritores como John Steinbeck e Saul Bellow para recolher depoimentos de imigrantes italianos da região de Barre (EUA).
Prêmio de Melhor Documentário - Festival Internacional de Cinema de Roma 2013. 

"Eixo Óptico", de Marina Razbezhkina (Rússia, 90 min., 2013).
No século XX, Maxim Dmitriev realizou, na cidade de Níjni Novgorod, retratos de diversos personagens. Cópias em tamanho real das fotos são levadas aos locais onde foram tiradas.
Seleção oficial DOK Leipzig 2013 e History Artdocfest - Festival de Cinema Documentário da Rússia 2013.

"Retorno a Homs", de Talal Derki (Síria, 88 min., 2013).
Filmado ao longo de três anos na cidade síria de Homs, o documentário registra a trajetória de dois jovens, Basset, de 19 anos, e Ossama, 24, envolvidos na guerra civil no país.
Prêmio do Júri Internacional de Melhor Documentário - Festival de Sundance 2014.

"Aldeia de Alao", de Li Youjie (China, 75 min., 2013).
Ao fazer 30 anos, o diretor resolve voltar à sua aldeia natal, que ele abandonou aos 17 anos para cursar a universidade, rompendo a tradição de uma longa linhagem de camponeses.

"A Mentira de Armstrong", de Alex Gibney (EUA, 124 min., 2013).
Em 2009, Alex Gibney dedica-se a um filme sobre o ciclista Lance Armstrong, sete vezes vencedor do Tour de France. Com as filmagens praticamente encerradas, Armstrong é banido das competições pela comprovação de uso de doping. Um novo documentário se inicia.
Seleção oficial Festival Internacional de Cinema de Veneza 2013 e Festival Internacional de Cinema de Toronto 2013.

"Sobre a Violência", de Goran Hugo Olsson (Suécia, EUA, Dinamarca e Finlândia, 85 min., 2014).
A partir de arquivos da TV sueca, o documentarista Göran Hugo Olsson volta-se às lutas de independência de diversos países da África, que se desencadearam após a II Guerra Mundial.
Seleção oficial Festival de Sundance 2014, Festival Internacional de Cinema de Gothenburg 2014 e Festival de Berlim 2014.

"Alegria do Homem que Deseja", de Denis Côté (Canadá, 70 min., 2014).
Imagens de ambientes de trabalho em que funcionários fazem trabalhos manuais, levando uma rotina massacrante, da qual aliviam a tensão em conversas no vestiário e no refeitório.
Seleção oficial Festival Internacional de Cine UNAM 2014, 32º Rendez-vous du Cinéma Québécois 2014, Festival Internacional de Cinema Independente de Istambul 2014 e Festival de Berlim 2014.

"A Viagem de Majub", de Eva Knopf (Alemanha, 49 min., 2013).
Ex-soldado colonial na I Guerra Mundial, Mohamed Husen trabalhou em papéis secundários no cinema. Hoje, tudo o que se conhece sobre ele é o que restou nos arquivos da era nazista.
Seleção oficial DOK Leipzig 2013.

"À Singapura, Com Amor", de Tan Pin Pin (Singapura, 70 min., 2013). 
Um singular retrato de Cingapura emerge dos relatos de antigos ativistas, líderes estudantis e comunistas que vivem exilados do país há várias décadas, alguns há 50 anos.
Seleção oficial Festival de Berlim 2014, Dubai IFF 2013 e Busan IFF 2013.