Topo

Morre Hal Douglas, clássico narrador de trailers famosos de Hollywood

O narrador Hal Douglas - Reprodução/NYT
O narrador Hal Douglas Imagem: Reprodução/NYT

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 16h42

O locutor Hal Douglas, responsável pela narração de milhares de trailers de filmes, morreu na última sexta-feira (7) aos 89 anos. As informações são do jornal "The New York Times". De acordo com a filha de Douglas, Sarah, ele morreu em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas.

Douglas era conhecido como uma das três principais vozes de trailers dos Estados Unidos, junto com Don LaFontaine, morto em 2008, e Don Morrow, narrador de "Titanic", ainda em atividade. Um dos bordões mais conhecidos dele era "In a world..." ("em um mundo", em português).

De acordo com o "Times", a voz versátil de Douglas fazia com que ele conseguisse narrar trailers de diversos gêneros de filme, desde comédias a dramas e ações. O locutor emprestou a voz para trailers de filmes como "Forrest Gump - o Contador de Histórias", "Filadélfia", "Entrando Numa Fria" e "Máquina Mortífera".

Segundo Marice Tobias, consultora para assuntos relacionados a fala de vários atores de Hollywood, a longevidade da carreira de Douglas, que trabalhou intensamente até dois anos atrás, e a flexibilidade de sua voz fizeram dele um mito na indústria cinematográfica. "Quando você atinge um status superior a superstar, você atinge status de ícone nesta indústria, onde as pessoas te conhecem por apenas um nome", disse ela. "Ele era o Hal", completou.

Douglas, que nunca morou em Hollywood e fazia as narrações de estúdios em Nova York, disse em 2009 ao "Times" que não se considerava extraordinário em nenhuma maneira. "É uma arte que você aprende, como fazer um bom par de sapatos. E eu apenas me considero um bom sapateiro", afirmou.

Ouça trailers narrados por Hal Douglas: