Topo

No Rio para promover "Noé", Crowe conta que chegou a levantar 200kg

21.mar.2014 - Russell Crowe participa de coletiva de imprensa para divulgar "Noé", de Darren Aronofsky - EFE
21.mar.2014 - Russell Crowe participa de coletiva de imprensa para divulgar "Noé", de Darren Aronofsky Imagem: EFE

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

21/03/2014 14h40Atualizada em 21/03/2014 17h33

No Rio para promover o filme "Noé", que chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de abril, Russell Crowe contou que chegou a levantar 200 kg para se preparar para o papel. Crowe precisou da intensidade para se livrar de seu personagem anterior, do filme "Um Conto do Destino", em que fez um prefeito de Nova York do século XIX. "Foi um ano muito movimentado para mim. Não foi fácil mudar rapidamente de um personagem para o outro", disse ele a cerca de 100 jornalistas em entrevista coletiva realizada nesta sexta (21). 

Além do preparo físico, o ator contou que buscou outros materiais para estudo. "Li várias versões, mas depois ficou claro que o filme seria sobre uma perspectiva humana. Num primeiro momento, Noé para mim era uma coisa muito física, achei que ele fosse um touro. No processo de preparação fiquei muito forte, mas depois fui compreendendo e perdendo os músculos quando o filme começou".

A preparação toda durou seis meses, contou ele. “Eu entendia muito pouco sobre Noé. É o que acontece com a maior parte das pessoas que se lembram dos livros de infância do catecismo. Estudei mais e percebi que essa história está presente nos textos antigos de várias religiões". No filme, Noé recebe uma missão divina antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo. Ele precisa construir uma arca para salvar a criação de Deus, mas um grupo tenta se apossar da construção para defender a raça humana.

A imersão não incluiu apenas textos religiosos, mas também mitologia e história. “Percebi a história de Noé não como uma história religiosa, pois ele não pertence a nenhuma religião em si. É uma questão da humanidade. Foi fascinante fazer essa descoberta. As pessoas não percebem que essa história está tanto no Alcorão como em textos budistas", contou. 

Perguntado sobre a polêmica de o filme ter sido banido em países com predomínio do Islamismo como Catar, Emirados Árabes, Bahrein e Egito, Crowe admitiu não ter ficado surpreso. "Perde-se a oportunidade de estimular a discussão. Quando as pessoas veem o filme, elas saem já querendo ler na Bíblia para fazer a comparação. Não é uma surpresa para nós o filme ter sido proibido", comentou.

Crowe comentou ainda como foi trabalhar com Anthony Hopkins (que viveu Matusalém, o homem mais velho do mundo) e Jennifer Connell. "Trabalhar com a Jennifer foi fantástico. Já havíamos trabalhado em conjunto e tido mais intimidade em ‘Uma Mente Brilhante’". "Com Hopkins, a primeira vez em que contracenamos foi em 1990 e ficamos em contato todos esses anos. Ele é extraordinário e quando nos reencontramos, houve aquela troca de olhares de quanto tempo já havia passado".

Emma Watson (da série "Harry Potter") também integra o elenco, interpretando Ila, uma garota que se relaciona com um dos filhos de Noé, o menino Shem (interpretado por Douglas Booth). Completam o time de atores Mark Margolis, Kevin Durand, Dakota Goyo, Marton Csokas e os islandeses Jóhannes Haukur e Jóhannessone Arnar Dan, como Caim e Abel.

Grande parte das filmagens foi realizada na Islândia. "As condições climáticas foram muito ruins. Quase 36 dias de chuva, um pouco a menos que no tempo bíblico", riu. "A cada hora em que via aquela chuva parecia um soco na cabeça", brincou.

Cuidados

Apesar de o filme abordar a sobrevivência de espécies animais, nenhuma das cenas foi gravada com bichos de verdade, contando apenas com os recursos de efeitos especiais. "Eu adoro animais, tenho uma conexão espiritual com eles. Acho que o meu gado [na fazenda que tem na Austrália] é o mais bem tratado no mundo inteiro", riu. "O filme também fala sobre isso, parece que a gente não trata os animais com o respeito devido. Se tratássemos bem,  teríamos uma sociedade muito melhor".

Trailer legendado do filme "Noé"

Atraso

O ator chegou ao local da coletiva 1 hora e meia depois do combinado e pediu desculpas. "A principal atração da cidade é a praia, mas o trânsito é horroroso, caótico", disse. Ele, no entanto, descontraiu ao dizer que estava feliz com o calor da cidade. "Tenho trabalhado em locais muito frios, com neve. É muito bom poder usar bermuda". Na manhã desta sexta-feira, ele foi clicado andando de bicicleta e passeando pelo Morro Dona Marta e disse ter ficado impressionado com as pessoas conversando na rua. Essa foi a primeira visita do ator ao Brasil e ele se disse encantado com o Rio.

Encontro com o Papa

Um dia antes de desembarcar no Brasil, Crowe e o diretor do filme, Darren Aronofsky, participaram da missa celebrada pelo Papa Francisco, no Vaticano, nesta quarta-feira (19). Na coletiva de imprensa, o ator relembrou o momento e comentou ter sido “uma gentileza” do Santo Padre. "O Papa tem sido coerente, estar na presença dele foi uma experiência extraordinária”.

Na ocasião, o momento também foi relatado pelo ator em seu Twitter. "Que privilégio participar de uma audiência do Papa", escreveu. "Adeus, Roma. Meu amor por sua luz eterna só fica mais profundo", disse Crowe pouco depois.

Próximo projeto

Crowe está agora se dedicando a dirigir "The Water Diviner" com Olga Jurylenko e Jai Courtney. O filme é um drama de guerra que narra a ida de Crowe à Turquia para descobrir o destino de seus filhos desaparecidos na Batalha de Dardanelos.

Ele conta já ter filmado durante três semanas entre o final do ano passado e no início de janeiro, na costa sul da Austrália.
Prestes a completar 50 anos de idade, ele já atuou em cerca de 50 filmes, produziu seis e dirigiu cinco, garantindo que tem feito a "transição" de ator para diretor de uma forma tranquila e segura.

"Foi uma experiência fascinante para mim [dirigir este filme]. Não quero falar do meu ego, mas sei como agradar os outros atores. Gravamos durante 53 dias em locais de altas temperaturas no deserto. Fazer o filme exigiu persistência e tomar decisões rápidas. Eu estava com o pincel de tinta na mão, foi ótimo. O filme ficará muito bonito e as pessoas vão gostar", comentou.