Topo

Criador de efeitos de Noé diz que construir animais foi grande desafio

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 23h41

Para materializar o reino animal com espécies diversificadas, o filme "Noé" contou com a ajuda de peritos na área. Como é o caso do supervisor de ilustração digital Bret Northcutt. Segundo ele, configurar virtualmente os animais foi uma tarefa complicada. Assista ao vídeo acima e veja.

"Somos bons na construção de criaturas, mas construir uma multidão de animais, onde cada um é singular, foi um grande desafio", disse ele.

O longa sobre a Arca de Noé traz Russell Crowe como o protagonista que recebe uma missão divina antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo. Ele precisa construir uma arca para salvar a criação de Deus, mas um grupo tenta se apossar da construção para defender a raça humana.

Emma Watson (da série "Harry Potter") dará vida a Ila, uma garota que se relaciona com um dos filhos de Noé, o menino Shem (interpretado por Douglas Booth). Estão no elenco Jennifer Connelly, Anthony Hopkins (como Matusalém, o homem mais velho do mundo), Mark Margolis, Kevin Durand, Dakota Goyo, Marton Csokas e os islandeses Jóhannes Haukur e Jóhannessone Arnar Dan, como Caim e Abel.

Elenco no Brasil

No Rio para promover o filme "Noé", que chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de abril, Russell Crowe contou que chegou a levantar 200 kg para se preparar para o papel. Crowe precisou da intensidade para se livrar de seu personagem anterior, do filme "Um Conto do Destino", em que fez um prefeito de Nova York do século XIX. "Foi um ano muito movimentado para mim. Não foi fácil mudar rapidamente de um personagem para o outro", disse ele a cerca de 100 jornalistas em entrevista coletiva realizada no última sexta-feira. 

Além do preparo físico, o ator contou que buscou outros materiais para estudo. "Li várias versões, mas depois ficou claro que o filme seria sobre uma perspectiva humana. Num primeiro momento, Noé para mim era uma coisa muito física, achei que ele fosse um touro. No processo de preparação fiquei muito forte, mas depois fui compreendendo e perdendo os músculos quando o filme começou".

A preparação toda durou seis meses, contou ele. "Eu entendia muito pouco sobre Noé. É o que acontece com a maior parte das pessoas que se lembram dos livros de infância do catecismo. Estudei mais e percebi que essa história está presente nos textos antigos de várias religiões". No filme, Noé recebe uma missão divina antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo. Ele precisa construir uma arca para salvar a criação de Deus, mas um grupo tenta se apossar da construção para defender a raça humana.

A imersão não incluiu apenas textos religiosos, mas também mitologia e história. "Percebi a história de Noé não como uma história religiosa, pois ele não pertence a nenhuma religião em si. É uma questão da humanidade. Foi fascinante fazer essa descoberta. As pessoas não percebem que essa história está tanto no Alcorão como em textos budistas", contou.

Trailer legendado do filme "Noé"