Topo

Para Santoro, bilheterias mundiais abriram os EUA para atores estrangeiros

Roberto Sadovski

Do UOL, no Rio*

25/03/2014 05h00

De volta à voz de Túlio nas versões original e brasileira de "Rio 2", que estreia nesta quinta (27), o ator Rodrigo Santoro acredita que Hollywood está se abrindo para atores estrangeiros porque hoje as grandes bilheterias estão fora dos Estados Unidos.

"Provavelmente pela globalização, hoje em dia o mercado americano está aberto ao mundo. Você pode colocar atores estrangeiros. Até porque a grande bilheteria está no mundo inteiro, não é só mais nos Estados Unidos. Então, também é uma questão de marketing", afirma o ator em entrevista em vídeo ao UOL (assista acima).

"De forma geral, o mercado estrangeiro, não estou falando só de Hollywood, está mais aberto. Eu tenho tido sondagens e até oportunidades de trabalhar também na Europa, mais do que nunca", completa o ator, que também está em cartaz com outra produção norte-americana, "300 - A Ascensão do Império".

Sobre seu personagem na animação, ele conta que tem traços parecidos com ele. "O personagem é uma espécie de caricatura até da minha figura física". A voz também é quase irreconhecível: "Isso o Carlos também me pediu. Ele disse: 'Vamos pro agudo que essa tua voz não dá'".

Em "Rio 2", as ararinhas azuis Blu, Jade, e seus três filhos, deixam o Rio de Janeiro para uma reunião familiar na Amazônia. Fora de casa, em um lugar desconhecido, Blu terá que enfrentar seu sogro, enquanto procura escapar do plano de vingança da cacatua Nigel.

A família atravessa o Brasil antes de chegar na Amazônia, onde encontram mais ararinhas, e Blu vai ter que aprender a deixar a vida domesticada de lado para se adaptar à selva. Para isso, ele contará com um empurrãozinho do sogro, Eduardo, que está disposto a transformá-lo em um par à altura de Jade.

* O jornalista viajou a convite da Fox

Santoro apresenta trailer de "Rio 2"