Topo

Roteiros, câmera e fotos raras de Orson Welles irão a leilão nos EUA

Orson Welles em cena de "Cidadão Kane" (1941), considerado um dos melhores filmes da história - Reprodução
Orson Welles em cena de "Cidadão Kane" (1941), considerado um dos melhores filmes da história Imagem: Reprodução

Do UOL, de São Paulo

31/03/2014 13h07

Dois roteiros alternativos do filme “Soberba” (1942), de Orson Welles, uma câmera utilizada por ele em filmes caseiros e diversas fotos raras serão leiloados pela filha do cineasta, Beatrice Welles, no próximo dia 26 de abril.

O lote de 70 itens, que receberá lances na famosa casa Heritage Auctions, foi descoberto no ana passado por Beatrice em caixas e antigos baús do pai.Segundo a herdeira, Welles teria aprovado a ideia de disponibilizar as relíquias aos cinéfilos, em vez de simplesmente enviá-las a um museu.

"Mandar para um museu seria a última coisa que ele teria querido. Ele simplesmente não acreditava na educação, não acreditava em coisas acadêmicas", disse Beatrice Welles em entrevista à agência Associated Press.

Segundo o diretor de leilões Margaret Barrett , não há como especular sobre até quanto os itens poderão chegar no leilão, mas a expectativa é que atinjam valores altos. “As pessoas ainda estão falando dele décadas depois de sua morte. Um dos sinais duradouros da fama é quando os jovens continuam sabendo quem alguém é, mesmo passadas décadas após sua morte", disse Barrett. Em 2011, o único Oscar recebido por Orson Welles, pelo roteiro de “Cidadão Kane” (1941), foi leiloado e arrematado por US$ 862 mil dólares.

Celebrado como um dos mais nomes da história do cinema, Orson Welles ganhou fama com apenas 23 anos, em 1938, ao dirigir uma dramatização radiofônica do livro "A Guerra dos Mundos", do escritor britânico H.G. Wells, sobre a chegada de marcianos à Terra. Feita de forma extremamente realista, a transmissão levou pânico à população americana, que acreditou tratar-se de um caso real.

Em 1941, o diretor lançou “Cidadão Kane”, considerada sua obra prima. O filme mostra a trajetória do magnata da comunicação William Randolph Hearst. Considerado por diversas publicações como o melhor de todos os tempos, o longa virou sinônimo do cinema moderno, com sua montagem e estrutura narrativa inovadoras.

  • Reprodução

    Anne Baxter e Joseph Cotten em cena de "Soberba", que teve finais alternativos nunca filmados