Topo

David Fincher não irá mais filmar novo filme sobre Steve Jobs

O diretor David Fincher discursa ao receber o Globo de Ouro pelo longa "A Rede Social" - 16.jan.2011 - AP
O diretor David Fincher discursa ao receber o Globo de Ouro pelo longa "A Rede Social" Imagem: 16.jan.2011 - AP

Do UOL, de São Paulo

14/04/2014 18h29

O diretor David Fincher não irá mais filmar a nova e oficial cinebiografia do fundador da Apple Steve Jobs. Segundo o "The Hollywood Reporter", o cineasta teria exigido da Sony um adiantamento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 22 milhões) para rodar o filme, além do controle dos direitos de marketing da produção, o que fez o estúdio desistir de contratá-lo.

Fincher e a Sony ainda não comentaram o caso. Em 2010, diretor e estúdio empreenderam uma parceria de sucesso no longa “A Rede Social”, vencedor de três Oscars. No entanto, o projeto seguinte, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (2011), no qual o diretor participou ativamente da campanhas de divulgação, não repetiu o sucesso do anterior.

Com roteiro de Aaron Sorkin (“A Rede Social” e “The Newsroom”) basedo na biografia de Jobs escrita por Walter Isaacson, o filme tinha Christian Bale como provável protagonista. Agora, após o fracasso na negociação com David Fincher, os estúdios Sony buscam um substituto para assumir a direção.

Segundo Sorkin, o longa será composto por três atos de 30 minutos, partindo dos bastidores do lançamento do computador Mac.  Steve Wozniak, cocriador da Apple, deve atuar como consultor na produção.

Em 2013, a cinebiografia "Jobs", do diretor Joshua Michael Stern, chegou aos cinemas estrelada pelo ator Ashton Kutcher. No entanto, é a Sony que possui os direitos de publicação da biografia autorizada de Steve Jobs, morto em 2011. Ainda não há previsão de lançamento do novo filme.