Topo

Marcello Mastroianni em "8 1/2" estampa cartaz do Festival de Cannes 2014

Cartaz da 67º Festival de Cannes traz Marcello Mastroianni em "8?" - Divulgação/Festival de Cannes
Cartaz da 67º Festival de Cannes traz Marcello Mastroianni em "8?" Imagem: Divulgação/Festival de Cannes

Do UOL, em São Paulo*

15/04/2014 09h25

Marcello Mastroianni foi escolhido para estampar o cartaz de 67ª edição do festival de Cannes, que se realiza de 14 a 25 de maio. A imagem faz parte de "8½", filme de Federico Fellini, que fez parte da seleção do festival em 1963.

"Com Marcello Mastroianni e Federico Fellini, celebramos um cinema livre e aberto ao mundo, manifestando a importância artística do cinema italiano e europeu por meio de suas figuras mais solares", anunciou a organização do festival.

O cartaz de cor sépia é um retrato do ator aos 40 anos, praticamente um close, no qual Mastroiani olha por sobre os óculos escuros. O cartaz foi produzido a partir de uma imagem do filme "Fellini 8 1/2", um clássico absoluto exibido em Cannes em 1963.

A filha do ator, Chiara Mastroianni, disse que está "muito orgulhosa e comovida" com a homenagem ao pai". "O cartaz é muito belo e muito moderno", disse, antes de completar que expressa "uma doce ironia e a arte do desapego". "Totalmente ele!", afirmou.

Marcello Mastroianni, que faleceu em 1996 aos 72 anos, trabalhou com os grandes diretores do cinema italianos (Risi, De Sica, Comencini, Scola, entre outros) e internacionais (Malle, Angelopoulos, Oliveira, Altman).

O filme "Grace: A Princesa de Mônaco", dirigido por Olivier Dahan e estrelado por Nicole Kidman, abrirá o festival, que anunciará os filmes em competição nesta quinta-feira (17).

A diretora neozelandesa Jane Campion, única mulher a receber uma Palma de Ouro por "O Piano", presidirá o júri do festival.

*Com informações da AFP