Topo

"Faroeste Caboclo" leva prêmio de melhor direção em festival nos EUA

Do UOL, de São Paulo

17/04/2014 17h03

O longa "Faroeste Caboclo", do diretor René Sampaio, ganhou nesta quarta (16) o prêmio especial do júri de melhor direção no Dallas International Film Festival 2014, no Texas.

Baseado na música homônima do grupo Legião Urbana, escrita por Renato Russo, o filme é estrelado por Fabrício Boliveira e Ísis Valverde. Nos Estados Unidos é exibido como "Brazilian Western".

No início deste mês, o longa já havia sido eleito o melhor filme de ficção no 10° Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema. Em março, foi exibido na Sessão de Gala do Festival de Miami, a convite da direção do festival. O filme será exibido comercialmente nos cinemas norte-americanos no segundo semestre.

"Faroeste Caboclo", que foi visto por mais de 1,5 milhão de espectadores no Brasil, esteve nos festivais de cinema de Toronto, Zurique, Estocolmo, Huelva (Espanha), Bogotá, Argentina, Chile e Hong Kong.

Com a boa repercussão internacional, o diretor René Sampaio já recebeu convites para dirigir novas produções nos EUA.

Criado em 2006, o Dallas International Film Festival premia cineastas independentes de destaque no mundo. Os vencedores de 17 categorias recebem um prêmio em dinheiro que totaliza US$ 50 mil.