Topo

Fora da competição, Brasil leva filme sobre Sebastião Salgado para Cannes

O premiado fotógrafo Sebastião Salgado - Eduardo Knapp/Folhapress
O premiado fotógrafo Sebastião Salgado Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Thiago Stivaletti

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 11h08

O canadense David Cronenberg (“A Mosca”), o francês Jean-Luc Godard (“Acossado”) e o ator e diretor americano Tommy Lee Jones estão entre os 18 diretores que irão concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, que acontece de 14 a 25 de maio na riviera francesa.

Cartaz do 67º Festival de Cannes traz Marcello Mastroianni em "8 1/2" - Divulgação/Festival de Cannes - Divulgação/Festival de Cannes
Imagem: Divulgação/Festival de Cannes

O Brasil mais uma vez ficou de fora da competição principal. Em toda a seleção oficial, o país só participa na paralela Un Certain Regard com o documentário “O Sal da Terra”, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado.

Cronenberg deve levar à Croisette o elenco mais estrelado do ano em “Maps to the Stars”, um olhar ácido sobre uma família de Hollywood: Robert Pattinson, Julianne Moore, Mia Wasikowska, John Cusack e Carrie Fisher, a princesa Léa de “Star Wars”. Tommy Lee Jones dirige e atua ao lado de Hillary Swank e Meryl Streep no western “The Homesman”, sobre uma dupla que acompanha três mulheres com problemas mentais do Nebraska ao Iowa. Godard estreia “Adieu au Langage” (Adeus à Linguagem), seu primeiro filme rodado em 3-D.

Num ano em que faltam diretores mais conhecidos do grande público --como Lars Von Trier, Pedro Almodóvar ou Woody Allen--, a competição reúne outros nomes que sempre geram expectativas entre os cinéfilos. O canadense Atom Egoyan (“O Doce Amanhã”) compete com o suspense “Captives”, que tem Ryan Reynolds no elenco. Os irmãos Dardenne, bicampeões da Palma, retornam com “Deux Jours, Une Nuit” (Dois dias, uma noite), com Marion Cotillard.

A competição ainda reúne os novos filmes dos ingleses Mike Leigh (“Mr. Turner”) e Ken Loach (“Jimmy’s Hall”), do francês Olivier Assayas (“Sils Maria”, com Kristen Stewart e Juliette Binoche) e do canadense Xavier Dolan (“Mommy”). Michel Hazanavicius, diretor do vencedor do Oscar “O Artista”, compete com “The Search”, drama com Annette Bening passado durante a guerra na Tchetchênia. Léa Seydoux (“Azul É a Cor Mais Quente”) e Louis Garrel (“Canções de Amor”) estão no elenco de “Saint Laurent”, biografia pouco convencional do famoso estilista, dirigida por Bertrand Bonello.

Outro grande elenco que deve desfilar no tapete vermelho é o de “Foxcatcher”, novo filme de Bennett Miller (“Capote”). Channing Tatum, Mark Ruffalo, Steve Carell e Vanessa Redgrave devem ir a Cannes lançar o longa.

Como todo ano, alguns filmes aguardados ficaram de fora porque não estavam prontos. É o caso dos nos novos trabalhos do americano Terrence Malick, do sérvio Emir Kusturica e do turco Fatih Akin.

A mostra Un Certain Regard, que às vezes mostra-se mais interessante que a competição, reúne nomes como o canadense Ryan Gosling (em sua estreia atrás das câmeras, com “Lost River”), o francês Mathieu Amalric (“O Quarto Azul”), o argentino Lisandro Alonso (“Jaula”, com Viggo Mortensen) e a atriz e diretora italiana Asia Argento (“Incompreendida”).

Em sessão especial fora de competição, o festival faz a pré-estreia da animação “Como Treinar o seu Dragão 2” e “Coming Home”, do chinês Zhang Yimou.

Na entrevista coletiva que anunciou a seleção de filmes, o diretor do festival, Thierry Frémaux, fez questão de desfazer os rumores de que a briga entre o diretor Olivier Dahan e os produtores teria gerado duas versões do filme de abertura, “Grace: A Princesa de Mônaco”, biografia de Grace Kelly estrelada por Nicole Kidman: “Só há uma versão do filme, e é ela que iremos apresentar”.

Confira a lista completa:

COMPETIÇÃO
"The Captive" (Atom Egoyan)
"Clouds of Sils Maria" (Olivier Assayas)
"Foxcatcher" (Bennett Miller)
“Goodbye to Languange" (Jean-Luc Godard)
"The Homesman" (Tommy Lee Jones)
"Jimmy's Hall" (Ken Loach)
"Leviathan" (Andrey Zvyagintsev)
"La Meraviglie" (Alice Rohrwacher)
"Maps to the Stars" (David Cronenberg)
"Mommy" (Xavier Dolan)
"Mr. Turner" (Mike Leigh)
"Saint Laurent" (Bertrand Bonello)
"The Search" (Michel Hazanavicius)
"Still the Water" (Naomi Kawase)
"Timbuktu" (Abderrahmane Sissako)
"Two Days, One Night" (Jean-Pierre and Luc Dardenne)
"Wild Tales" (Damian Szifron)
"Winter Sleep" (Nuri Bilge Ceylan)

MOSTRA UN CERTAIN REGARD

“Amour fou” (Jessica Hausner)
“Bird People” (Pascale Ferran)
“The Blue Room” (Mathieu Amalric)
“Charlie’s Country” (Rolf de Heer)
“Dohee-ya” (July Jung)
“Eleanor Rigby” (Ned Benson)
“Fantasia” (Wang Chao)
“Force Majeure” (Ruben Ostlund)
“Harcheck mi headro” (Keren Yedaya)
“Hermosa juventud” (Jaime Rosales)
“Incompresa” (Asia Argento)
“Jauja” (Lisandro Alonso)
“Lost River” (Ryan Gosling)
“Run” (Philippe Lacote)
“The Salt of the Earth” (Wim Wenders and Juliano Ribeiro Salgado)
“Snow in Paradise” (Andrew Hulme)
“Titli” (Kanu Behl)
“Xenia” (Panos Koutras)

FORA DE COMPETIÇÃO

“Coming Home” (Zhang Yimou)
“Como Treinar seu Dragão 2” (Dean DeBlois)
“Les Gens du Monde” (Yves Jeuland)

SESSÕES DA MEIA-NOITE

“The Rover” (David Michod)
“The Salvation” (Kristian Levring)
“The Target” (Yoon Hong-seung)

SESSÕES ESPECIAIS

“The Bridges of Sarajevo” (vários diretores)
“Maidan” (Sergei Loznitsa)
“Red Army” (Polsky Gabe)
“Silvered Water” (Mohammed Ossama e Wiam Bedirxan)
“Caricaturistes – Fantassins de la democratie” (Stephanie Valloatto)

FILME DE ABERTURA
“Grace: A Princesa de Monaco” (Olivier Dahan)