Topo

42º Festival de Gramado anuncia premiação em dinheiro pela primeira vez

Palácio dos festivais, onde ocorre a premiação do Festival de Gramado, de cinema - Marcos Nagelstein/UOL
Palácio dos festivais, onde ocorre a premiação do Festival de Gramado, de cinema Imagem: Marcos Nagelstein/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 17h29

O 42º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 8 e 16 de agosto, já está sendo organizado. Desde o mês de março, o “Gramadotur” – autarquia municipal que responde pelos eventos públicos de Gramado – coordena os preparativos com a equipe de produção e entidades do meio cinematográfico na serra gaúcha e capital.

Pela primeira vez no Festival, as produções vencedoras irão receber a premiação em dinheiro. A notícia foi confirmada pelo presidente da autarquia, João Pedro Till, e vai ao encontro de um desejo consolidado do evento.

A secretária de turismo, Rosa Helena Volk, diz que essa é uma conquista que coloca o Festival de Cinema em destaque. "Essa é uma conquista que coloca Gramado mais uma vez em uma posição de destaque entre os eventos nacionais e reitera sua importância entre os festivais do gênero na América Latina".

As inscrições para as quatro amostras – longas brasileiros, longas estrangeiros, curtas brasileiros e curtas gaúchos - acontecem na quarta-feira (23), e seguem até o dia 23 de maio e podem ser realizadas no site oficial do Festival, onde também está disponível o regulamento oficial.

O preço das categorias com premiação em dinheiro contempladas pelo 42º Festival de Cinema de Gramado, variam de R$ 65 mil a R$ 5 mil.