Topo

Bryan Cranston viverá roteirista preso por comunismo nos anos 40

12.jan.2014 - Bryan Cranston, na festa de entrega do Globo de Ouro - Jason Merritt/Getty Images
12.jan.2014 - Bryan Cranston, na festa de entrega do Globo de Ouro Imagem: Jason Merritt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 14h40

A produtora de filmes Entertainment One obteve os direitos para filmar "Trumbo", a história do romancista e roteirista americano Donald Trumbo (1905 - 1976), que, no fim dos anos 40, entrou para a lista negra de Hollywood por se recusar a testemunhar em uma comissão do governo americano que investigava a infiltração de comunistas na indústria cinematográfica. 

 
Segundo o site da revista "Variety", a cinebiografia terá Bryan Cranston, o astro da série "Breaking Bad", no papel de Trumbo, enquanto Helen Mirren fará sua rival, Hedda Hopper (1890-1966), ex-atriz que se tornou colunista de fofocas e, na era do Macartismo, entregou os nomes de vários suspeitos de comunismo no país. 
 
O roteiro do filme ficou a cargo de John McNamara, que escreve para a TV e fará sua estreia no cinema com o longa. Jay Roach, conhecido pelas franquias "Austin Powers" e "Entrando numa Fria", será o diretor.  
 
Dalton Trumbo era nos anos 1930 o roteirista mais bem pago do mundo. Quando a paranoia da Guerra Fria tomou conta dos Estados Unidos, ele foi levado à comissão anticomunista. Por ter se recusado a cooperar, foi mandado à prisão. Depois de libertado, Trumbo se tornou o mais prolífico escritor da lista negra de Hollywood, escrevendo clássicos como "A Princesa e o Plebeu" (1953) e ganhando dois Oscars sob pseudônimo. Tempos depois, ele conseguiu "limpar" seu nome, podendo voltar a receber créditos publicamente por filmes como "Spartacus" e "Exodus", ambos de 1960.