Topo

Em São Paulo, Professor Xavier de "X-Men" diz que Felipão é seu herói

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 15h52

O ator Patrick Stewart disse durante entrevista coletiva de lançamento de "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" nesta quarta (14), em São Paulo, que seu herói é o técnico da seleção brasileira de futebol Luis Felipe Scolari. O ator, que interpreta o professor Xavier no quinto filme da saga, disse que, "se tudo der certo", vai encontrar o técnico na sexta-feira.

Neste novo filme, que estreia em circuito mundial no dia 22 de maio, Wolverine (Hugh Jackman) tem que voltar ao passado para impedir a aniquilação de humanos e mutantes. Quando questionado se voltaria ao passado para mudar algo, Stewart relembrou sua primeira visita ao país, em 1962, aos 22 anos, quando esteve em São Paulo por uma semana como parte de uma turnê pela América Latina da companhia inglesa Old Vic, do qual participava também a atriz Vivien Leigh, conhecida por seu papel de Scarlet O´Hara em "...E o Vento Levou".

Stewart também disse que se pudesse encontrar-se consigo mesmo diria: "Aproveite mais a vida! Divirta-se!"

James McAvoy, que interpreta o professor mais jovem, disse que não mudaria nada. "Talvez recusasse alguns papeis, mas acho que eu gostaria de voltar ao tempo em que eu tinha cinco anos e estava na escola. Não lembro nada dessa época."

Outro aspecto do filme que tem ligação com a sociedade contemporânea é a intolerância de humanos e mutantes uns com os outros. Questionado se era tão otimista com a humanidade quanto o professor Xavier, Stewart respondeu: "Estamos vivendo um tempo de intolerância, ressentimento e ódio. Eu abro o 'New York Times' e o 'Guardian' e não consigo ler. Especialmente agora, com o sequestro dessas meninas na Nigéria. Mas vejo Ian McKellen, que se dispôs a lutar pelos direitos dos LGBT em um tempo em que atores não faziam isso e ser respeitado pelo grande ator que é. E agora vejo a Ellen Page [que interpreta Kitty Pride no filme e que recentemente se assumiu homossexual] seguindo o mesmo caminho e tenho que ser otimista. Muita gente que antes não tinha voz hoje tem."

"Odeio esta pergunta!"

Stewart, que já disse em entrevista não ter nenhum ligação com o universo das histórias em quadrinhos, disse durante o encontro com jornalistas que resistiu muito antes de aceitar o papel de Xavier na franquia.

"Eu já tinha feito alguns filmes de ação que me trouxeram coisas boas, mas que também me trouxeram muito reveses. Então o Bryan Singer [diretor do filme] me tranquilizou dizendo que este não seria mais um desses filmes de ação em que os personagens são lineares e triviais."

O ator também respondeu a uma pergunta que intriga alguns do seguidores da série. Como Xavier aparece no futuro sendo que ele morreu no final de "X-Men: O Confronto Final". "Eu odeio essa pergunta! Mas vamos lá. A resposta está em uma cena secreta que aparece ao final dos créditos deste filme. Também no começo dele há uma outra cena em que Xavier comenta com seus alunos sobre um médico que está desenvolvendo uma técnica para transferir a mente de uma pessoa para outro corpo. E mais não me perguntem porque é tudo o que sei."

Cueca laranja

James McAvoy foi bastante espirituoso ao participar de uma brincadeira com o repórter Felipe Andreoli do "CQC". Andreoli brincou de X-Men com os atores pedindo que eles lessem sua mente, como faz o professor Xavier, e respondesse a suas perguntas. O jovem ator escocês imitou o gesto de seu personagem quando ele lê mentes e responde: "Sim, eu estou usando cuecas."

Em seguida, outro repórter perguntou qual era a cor de sua cueca. McAvoy olhou e respondeu que era Laranja. Neste momento, Patrick Stewart fez uma careta de desaprovação.

Por fim, ambos responderam se, caso fossem mutantes, estariam no time de Xavier ou de Magneto (Ian McKellen/Michael Fassbender). McAvoy disse que adora o vilão na primeira trilogia. Stewart também brincou que preferia Magneto porque suas roupas são mais legais. "Se bem que neste filme fiquei bem satisfeito com meu figurino."

Michael Fassbender diz que James McAvoy tem que sambar durante visita a SP

Stewart e James McAvoy, que interpreta Charles Xavier na juventude, estão no Brasil como parte da X-Men Experience, turnê de divulgação da nova aventura dos mutantes que começou em Nova York e segue, com outros membros do elenco, por cidades como Moscou, Cingapura, Melbourne e Pequim. No Brasil, "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido"  estreia no dia 22 de maio.

No novo filme, os mutantes enviam Wolverine (Hugh Jackman) ao passado para tentar mudar os fatos que colocaram os mutantes e a humanidade em perigo.