Topo

Desorganização em sessão de filme turco prejudica público e jornalistas

O cineasta turco Nuri Bilge Ceylan - Divulgação
O cineasta turco Nuri Bilge Ceylan Imagem: Divulgação

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

17/05/2014 13h43

Na última sexta (16), uma sessão do filme turco “Winter Sleep”, do premiado Nuri Bilge Ceylan (“Era uma Vez na Anatólia”), causou tumulto e confusão na entrada do Grand Theâtre Lumière, a sala mais nobre do Palácio dos Festivais de Cannes. Isso porque o festival decidiu unificar a sessão de gala e a sessão de imprensa em uma só.

Quando o diretor e o elenco chegaram para passar no tapete vermelho, quinze minutos antes do início da sessão, os seguranças suspenderam a entrada de jornalistas e público com convite nas mãos, prometendo reabrir a passagem assim que possível. Depois, anunciaram que a sala estava completa, e ninguém mais poderia passar. Alguns profissionais puderam subir as escadas, mas depois foram barrados na entrada da sala. Uma desorganização como nunca se viu no festival.

O episódio gerou inúmeras reclamações à assessoria de imprensa e à organização do festival, ainda mais porque “Winter Sleep” aparece em sites e bolsas de apostas como o favorito à Palma de Ouro, a ser entregue no próximo sábado.

Backstreet Boy vampiro

No mercado de Cannes, pode-se encontrar os filmes mais bizarros à venda para distribuidores do mundo todo.

Lembra de Kevin Richardson, o integrante mais alto e magrelo dos Backstreet Boys? Ele agora investe na carreira de ator e estrela “The Bloody Indulgent”, um filme trash que mistura musical com filme de vampiro. No elenco está também Diva Zappa, filha do lendário Frank Zappa.

A sinopse desperta a curiosidade mórbida: “Este sexy musical de vampiros está cheio de vampiros perturbados, ninfetas drogadas, zumbis existencialistas. Galões de sangue são derramados nesta versão nouvelle vague de uma mistura de ‘Pulp Fiction’ com ‘Vem Dançar Comigo’, que acompanha um Backstreet Boy vampiro (Kevin) caçado por uma Zombie Zappa (Diva)”. Haja criatividade.

Os intocáveis do samba

Eric Toledano e Olivier Nakache, diretores de “Intocáveis”, a maior bilheteria internacional de um filme francês em todos os tempos, parecem ter um pezinho no Brasil. Sua nova comédia vai se chamar “Samba” e reúne um grande elenco europeu: Omar Sy (de “Intocáveis”), Charlotte Gainsbourg (“Ninfomaníaca”), Tahar Rahim (“O Passado”) e Izia Higelin.

O pouco que se sabe do filme é que será uma comédia sobre amizade, solidariedade e trará de questões que possam ter empatia em diferentes partes do mundo. As informações são da revista “Variety”.

Dépardieu marginal

Gérard Depardieu, ainda hoje o astro francês mais conhecido no mundo, vem a Cannes este ano com uma agenda de ator marginal. Ele é a estrela de “Wellcome to New York”, o novo filme do americano Abel Ferrara (“Vício Frenético”), livremente inspirado no caso de Dominique Straus Kahn, ex-diretor do FMI acusado de agressão física a uma camareira de um hotel em Nova York.

Vetado da seleção oficial, filme está tendo uma sessão fechada para poucos jornalistas no festival, mas todo mistério é só para aumentar o burburinho em torno do filme. A partir de hoje, o filme já estará disponível em um serviço de “vídeo on demand” na internet. E provavelmente não será exibido nos cinemas da França – orgulhosos, os franceses consideram uma afronta que um filme seja feito sobre um episódio tão vergonhoso envolvendo um de seus conterrâneos ilustres.