Topo

Porchat fala em "desafio" e diz que 1º filme como roteirista é tragicomédia

20.mai.2014 - Irene Ravache, Fábio Porchat, Ian SBF e Giovanna Lancellotti em entrevista coletiva de "Entre Abelhas", no Rio - Anderson Borde/AgNews
20.mai.2014 - Irene Ravache, Fábio Porchat, Ian SBF e Giovanna Lancellotti em entrevista coletiva de "Entre Abelhas", no Rio Imagem: Anderson Borde/AgNews

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

20/05/2014 20h42

A comédia “Entre Abelhas” é o novo longa do humorista Fábio Porchat, que vive um personagem que vê as pessoas a sua volta começarem a desaparecer. O filme de Ian SBF, diretor e roteirista do Porta dos Fundos, conta com Irene Ravache, Marcos Veras, Giovana Lacnelotti e Marcelo Valle no elenco. Ainda sem data precisa, o filme tem previsão de estreia para o fim deste ano.

O anúncio do novo filme foi feito na noite desta terça-feira (20), no Rio de Janeiro. Porchat define o longa como tragicômico e totalmente diferente de tudo o que já fez.

“É uma tragicomédia, tem humor e cenas muito divertidas. Gosto muito do realismo fantástico quando não tem nenhuma explicação aparente. É o maior desafio da minha carreira em dois anos de cinema”, contou o humorista.

Além do Porta dos Fundos, Porchat já atuou no programa “A Grande Família” da TV Globo e estreou na série “Meu Passado me Condena”, do canal Multishow. Em julho deste ano, ele deve estrear ainda “Tudo pela Audiência”, ao lado de Tatá Werneck. No cinema, Porchat protagonizou “Totalmente Inocentes” (2012), “Vai que dá certo” (2013), “O Concurso” (2013) e “Meu Passado me Condena - O Filme”.

Além de protagonizar e estar presente em quase todas as cenas, Porchat é também co-roteirista do longa e conta que a ideia surgiu há nove anos. “O Ian não acreditava que fosse acontecer. Quando a gente escreveu e pensou num filme, cinema era coisa impossível, não era nem real. É esquisito ver hoje as cenas que a gente escreveu há mais de sete anos”, admitiu.

Apesar de conhecer Ian SBF há 12 anos, o humorista garantiu que “Entre Abelhas” não corre o risco de cair nos vícios da série Porta dos Fundos. “O filme não tem a mesma pegada”.

Na opinião do diretor, a equipe não se preocupa em assemelhar-se a qualquer outro trabalho de comédia. “É tudo tão diferente do que a gente já fez”, disse Ian SBF.

Fábio Porchat em cena de "Entre Abelhas" - Divulgação - Divulgação
Fábio Porchat em cena de "Entre Abelhas"
Imagem: Divulgação

Sinopse
No filme, o ator encarna Bruno, um homem de 30 anos, recém separado de Regina (Giovana Lancelotti). O personagem vive uma crise existencial, morando com a mãe (Irene Ravache), e começa a perceber que coisas estranhas acontecem. “Ele está deixando de ver as pessoas, não consegue enxergar, ele vive num mundo com cada vez menos gente, até o momento que ele fica sozinha”, contou Porchat.

Perguntado por que o nome “Entre Abelhas”, Porchat e Ian satirizam, mas com um tom sério: “as abelhas no mundo estão sumindo e ninguém sabe o que está acontecendo com elas, é um pouco a situação do Bruno”.

Contracenar com o nada não é fácil, admitiu o ator. “Muitas vezes contraceno com uma pessoa que não vejo. Tenho que fazer a coisa ser engraçada mesmo sem parecer. Tem uma coisa muito autoral, não tem nenhum efeito especial ou jogo de câmera”, disse.

Locações no Rio de Janeiro
O longa carioca segue pelo seu 11º dia de gravação, em várias locações no Rio de Janeiro. Cenas já foram filmadas no metrô, em Copacabana, na praça Saens Peña e, inclusive, no estádio de São Januário. Serão no total cinco semanas de filmagens.

“É uma certa contradição, tem muitas cenas que vou estar andando no meio da multidão e cenas no vazio. São dois pontos de vista, inclusive do Bruno que não vê as pessoas para dar a sensação de público. Tem a brincadeira do que é real ou não”, disse, ao comentar que curte “fazer um pouco de tudo”.

“Comédia elegante”
“Todo ator adoraria fazer Porta dos Fundos, seria uma delícia”, brincou Irene Ravache ao alfinetar Porchat durante o anúncio das filmagens de “Entre Abelhas”.

A atriz lembrou sua reação ao receber o convite para atuar no filme. “Quando fui convidada pelo Fabio, recebi um telefonema e achei que fosse um trote do Marcelo Médici”, riu. “Esse não era o convite de qualquer pessoa, Porchat é um arquipélago bem sucedido. As pessoas adoram o Fabio. Sou fã de Porta dos Fundos como todo mundo. Fiquei absolutamente encantada por ler um roteiro de comédia completamente diferente, é uma comédia inesperada, extremamente elegante e com toques inusitados. Um nonsense que é delicioso”, definiu Ravache.

Já a jovem Giovana Lancellotti, 21, afirmou estar ansiosa para começar a gravar. Ela vive uma personagem com mais e 30 anos, a mulher de Bruno no filme. “Começo a filmar nesse próximo fim de semana. Estou louca para começar, não é uma comédia escrachada”, comentou.

Diário de filmagem
Com a experiência do Porta dos Fundos de divulgação de vídeos pela internet, o “Entre Abelhas” criou um canal exclusivo no YouTube onde promete vídeos de bastidores, do set de filmagem e das cenas, com curiosidades sobre os personagens (veja abaixo).

A ideia é publicar todas as terças e sextas um vídeo exclusivo, como um diário de filmagem, até o dia do lançamento.