Topo

Filme de guerra do diretor de "O Artista" é vaiado em Cannes

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

21/05/2014 07h49

Depois de ganhar o Oscar de melhor filme e diretor por “O Artista”, o francês Michel Hazanavicius tinha os produtores a seus pés e podia ter feito o filme que quisesse. “The Search”, um filme de guerra apresentado hoje em Cannes, mostra que ele escolheu mal. O filme recebeu alguns poucos aplausos e muitas vaias na sessão de imprensa. É talvez o filme mais fraco da competição do festival até agora.

Estrelado por Bérénice Bejo (fala-se “Bejô”), mulher do diretor e indicada ao Oscar por “O Artista”, “The Search” se passa em 1999, no segundo grande conflito da Chechênia com a Rússia. Um menino checheno vê os pais serem mortos e a irmã mais velha ser levada por soldado russos, e vaga perdido com seu irmão bebê até uma cidade próxima, onde Carole (Bejo) trabalha num escritório de assistência social e defesa dos direitos humanos. Traumatizado, o menino se recusa a falar. Aos poucos, eles começam a se entender. Um filme arrastado de duas horas e meia sem um único momento de clímax.

Em paralelo, conta-se a história de um rapaz russo preso por portar maconha e transformado numa máquina de matar pelo exército russo – uma cópia pouco inspirada do “Nascido para Matar” de Kubrick. Annette Bening está no elenco como a chefe do escritório de Carole.

“The Search” é inspirado num filme homônimo de 1948, que em português recebeu o título de “Perdidos na Tormenta”, o primeiro papel do galã Montgomery Clift, dirigido por Fred Zinnemann. O filme original mostrava um menino tcheco resgatado em Berlim depois da Segunda Guerra.



“Sem o Oscar teria sido impossível conseguir dinheiro para esse projeto”, diz Hazanavicius. “Uma das maiores razões para fazer esse filme é se opor à teoria absurda de que todos os chechenos são terroristas”.

“Michel e eu temos alguns amigos chechenos e conhecemos muito bem a situação lá. Minha pesquisa para o papel não foi muito mais longe do que eu já sabia”, diz Bejo.

“The Search” estreia em novembro na França e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.